Professore(a)sTecnologiaUniversidade

O Trabalho Docente

Construção do Curso Trabalho Docente, Educação e Saúde com os recursos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UEMG.

Alan Cordeiro Fagundes
Tatiana de Oliveira Ramos

Manaus – AM, 02/07/2024
6 minutos

A pandemia da COVID-19 trouxe grandes desafios para a educação em todo o mundo. As instituições de ensino tiveram que se adaptar às medidas de isolamento social e às novas formas de ensino à distância. Os professores tiveram que lidar com a nova realidade, adaptando suas práticas e buscando novas formas de ensinar.

Na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, por exemplo, já havia oferta de cursos de pós-graduação, graduação e extensão a distância. Desse modo, a experiência já vivenciada auxiliou nesse processo de adaptação.

Neste texto, abordaremos a oferta do Curso Trabalho Docente, Educação e Saúde, um curso de extensão, financiado por emenda parlamentar. O curso foi desenvolvido com o uso dos recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA Moodle da UEMG, que possibilitou a realização de atividades síncronas e assíncronas. O objetivo do curso foi discutir o momento vivido, as tensões e repercussões no trabalho docente.

Iniciando um futuro

A primeira semana do curso foi destinada para integração e trocas, onde foi abordado o tema: temporalidades e espaços da educação em situação de crise sanitária; nas demais semanas, os seguintes temas foram abordados: processos de aprendizagem em novas configurações relacionais emergentes a pandemia; práticas docentes em cotidianos escolares transversalizados por políticas de saúde na pandemia; trabalho docente e tecnologias: como usar os recursos ao nosso favor e cuidado com a sua saúde de seus estudantes.

O curso abordou o tema ergonomia, sedentarismo, condições objetivas e subjetivas do trabalho docente durante e na transição de situações de pandemia, saúde, trabalho docente, saúde mental docente, pandemia, cuidados e práticas. Finalizando o curso os participantes compartilharam as vivências e realidades, pois sabemos que não foi um período fácil. As narrativas carregavam experiências e vivências, angústias, desafios e limitações. Contudo durante o curso formamos juntos um espaço de reflexão e construção coletiva.

Recepção e Temporalidades e espaços da educação em situação de crise sanitária

A recepção é um elemento fundamental da educação, mas na situação de crise sanitária, o desafio é encontrar novas formas de recepcionar os alunos. O curso abordou a importância da recepção na educação. Apresentou estratégias para recepcionar os alunos à distância. Além disso, o curso discutiu as temporalidades e espaços da educação em situação de crise sanitária. A recepção e as temporalidades e espaços da educação em situação de crise sanitária têm se tornado temas centrais nas discussões acadêmicas e práticas educacionais contemporâneas.

A importância da criação da equipe e distribuição de suas funções. (Img. Web)

A valorização da escuta ativa, da empatia e do acolhimento se tornam alicerces para promover uma recepção inclusiva e afetiva. Visa proporcionar segurança e apoio emocional aos estudantes.

Além disso, repensar os tempos e espaços da educação implica em considerar o ensino híbrido como uma alternativa viável. Pois utiliza os recursos tecnológicos e meios digitais disponíveis de forma articulada com atividades presenciais, quando possível.

Nesse sentido, é fundamental estabelecer uma relação dialógica entre professores, estudantes e famílias. Buscar adaptações às metodologias e os espaços educativos. Deste modo, garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem em tempos de crise sanitária.

Enfrentamentos e aprendizados

Um dos principais desafios enfrentados pelos professores durante a pandemia foi a adaptação das práticas pedagógicas ao ensino remoto. Para isso, foi necessário que os professores tivessem (e que ainda tenham) acesso aos recursos tecnológicos e à capacitação para o uso dessas ferramentas.

Outro desafio enfrentado pelos professores foi o apoio emocional aos alunos. Muitos apresentaram quadros de ansiedade, depressão e estresse. Assim, Nesse sentido, foi importante que os professores estivessem preparados para identificar e lidar com esses problemas. Além disso, a comunicação efetiva com as famílias foi essencial durante a pandemia.

[N.E.: Infelizmente nem todos os professores estavam preparados e muitos sofreram perdas significativas.]

Trabalho docente e tecnologias

O avanço das tecnologias tem provocado mudanças significativas na sociedade em geral, e no campo da educação não é diferente. Neste sentido, o uso de tecnologias no trabalho docente pode ser visto como uma possibilidade para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. No entanto, é importante destacar que o uso das tecnologias no trabalho docente requer um cuidado especial, uma vez que a tecnologia não deve substituir o professor, mas sim ser utilizada como um recurso a favor da educação.

Para utilizar as tecnologias ao nosso favor no trabalho docente, é importante conhecer os recursos disponíveis e as possibilidades de utilização. Neste sentido, é possível mencionar diversas tecnologias que podem ser utilizadas pelos professores, tais como: Lousa digital, apresentações em Power Point, vídeos educativos, jogos educativos, blogs, entre outros.

No entanto, é importante destacar que a utilização de tecnologias no trabalho docente não deve ser vista como uma solução milagrosa para todos os problemas da educação. O sucesso do uso das tecnologias no trabalho docente depende da forma como elas são utilizadas e integradas ao processo de ensino e aprendizagem.

Por fim, o que temos como horizonte é que a utilização de tecnologias no trabalho docente pode trazer benefícios extraordinários para o processo de ensino e aprendizagem, desde que seja utilizada de forma adequada. Para tanto, é importante que os professores estejam preparados para utilizar essas tecnologias, conheçam os recursos disponíveis e saibam como integrá-los ao processo de ensino e aprendizagem.

Cuidado ergonômico e físico no trabalho remoto e híbrido

Com a pandemia do Corona vírus e a necessidade de isolamento social, muitas empresas adotam o trabalho remoto e se misturam como forma de manter as atividades sem colocar em risco a saúde de seus funcionários. No entanto, esse novo modelo de trabalho também trouxe desafios em relação ao cuidado ergonômico e físico dos trabalhadores. A ergonomia é uma ciência que estuda a relação entre o ser humano e o ambiente em que ele trabalha, com o objetivo de adequar as condições de trabalho às características físicas e mentais do trabalhador. No ambiente de trabalho remoto e híbrido, a ergonomia é ainda mais importante, uma vez que o trabalhador pode passar muito tempo sentado em frente ao computador em horas um ambiente inadequado.

Condições objetivas e subjetivas do docente durante e na transição de situações de pandemia, saúde, e seu trabalho.

O professor enfrenta, um exigente desafio na vida pessoal e profissional. Assumir estas novas funções supõe o domínio de habilidades pessoais que não estão somente vinculadas ao âmbito do conhecimento. Assim, na maior parte dos grupos de professores investigados durante a pandemia, muitos expressaram conflitos com relação ao seu papel. Surgiram dificuldades de identificação com as novas exigências profissionais. Como consequência houve uma elevação da exaustão e desgaste emocional frente ao trabalho.

Professores precisam aprender a articular seu trabalho de forma conjunta, apoio mútuo e fortalecimento individual e coletivo. (Img Web)

A busca por resultados que atendam ao modelo justifica-se no sentido de minimizar o sentimento de culpa do professor, pois reduz o estresse, a possibilidade de Síndrome de Burnout. Estas são decorrentes das fragilidades pessoais. Nem todos estão aptos para lidar com o trabalho e as situações estressantes de uma pandemia. São responsabilidades essencialmente ligadas ao caráter de cada pessoa.

A criação de ambientes de trabalho saudáveis e o desenvolvimento de estratégias de apoio emocional são fundamentais para garantir a qualidade do ensino e o bem-estar dos professores.

Trabalho docente – Burnout e Saúde mental

O trabalho docente é uma profissão que exige grande dedicação e esforço por parte do professor. No entanto, muitos profissionais da educação sofrem de burnout e outros problemas de saúde mental, que podem ser causados ​​por diversos fatores, como sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais, baixa remuneração e falta de reconhecimento profissional.

O trabalho docente é uma profissão que exige grande dedicação e esforço por parte do professor. Entretanto, a sobrecarga de trabalho, conflitos interpessoais, baixa remuneração e falta de reconhecimento profissional podem levar a problemas de saúde mental, como o burnout, ansiedade e depressão. É importante que as instituições de ensino e as autoridades autorizem a reconheçam esses problemas e adotem medidas para promover a saúde mental dos professores e melhorar as condições de trabalho.

Conclusão

Concluímos que se torna cada vez mais necessário entender que mudanças aconteceram e outras estão por vir e resiliência, é a palavra-chave deste momento. O curso colaborou de forma exemplar na prática pedagógica. As trocas de experiências, profissional e pessoal, serviram como uma lupa para ampliar a visão de mundo e enriquecer as bagagens frente aos desafios que o mundo nos apresenta. Principalmente, no que se refere a conteúdos de Saúde e Educação no sistema formal, não formal e/ou informal no preparo e lida na vida em sociedade.

Desta maneira, neste presente artigo, exploramos a construção do curso “Trabalho Docente, Educação e Saúde” utilizando os recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Nosso trabalho buscou compreender como a utilização dessas ferramentas pode contribuir para a formação de profissionais da educação, promovendo a reflexão sobre a interseção entre trabalho docente, educação e saúde. A construção do curso no ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UEMG se mostrou um caminho promissor para abordar os temas propostos de forma dinâmica e interativa.

Assim, através de recursos como fóruns de discussão, atividades colaborativas e materiais didáticos online, foi possível promover a participação ativa dos estudantes, estimulando a reflexão crítica sobre as temáticas abordadas. Deste modo, durante a implementação do curso, foi possível observar que os estudantes se engajaram de forma significativa. Com isso, eles expressaram suas opiniões, compartilharam experiências e propuseram soluções para os desafios relacionados ao trabalho docente, educação e saúde.

Espaço para ação coletiva

A interação virtual proporcionou um ambiente seguro e acolhedor, favorecendo a troca de conhecimentos e promovendo a construção coletiva do saber. Além disso, a flexibilidade oferecida pelo ambiente virtual de aprendizagem permitiu que os estudantes pudessem acessar os conteúdos e realizar as atividades de acordo com sua disponibilidade e ritmo de estudo. Portanto, isso contribuiu para a democratização do acesso ao conhecimento e para a inclusão de estudantes com diferentes perfis e necessidades.

Ressaltar o uso do ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta pedagógica não substitui a interação presencial. Tampouco a construção de relações humanas no processo educativo. Logo, o AVA Moodle da UEMG pode ser entendido como um suporte tecnológico que potencializa as possibilidades de aprendizagem. Porém, é fundamental que os docentes estejam preparados para mediar esse processo, garantindo a qualidade do ensino e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

Portanto, diante das nossas aspirações, recomenda-se que a UEMG invista na capacitação e formação continuada de seus docentes. Que se forneça suporte técnico e pedagógico para a utilização eficiente do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Além disso, sugerimos a ampliação do uso dessas tecnologias em outros cursos e disciplinas, fortalecendo a cultura digital e promovendo a inovação educacional na instituição.

Alan Cordeiro Fagundes – Dr. Educação – Universidade do Estado de Minas Gerais
Tatiana de Oliveira Ramos – Bióloga – Dra. Agronomia – Faculdade Estácio do Amazonas

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.