EconomiaEconomia PolíticaJovens e Educação Política

Organizações dos Trabalhadores

Em uma sequência didática, você pode acompanhar os textos do professor Fernando Nogueira da Costa do Instituto de Economia da UNICAMP sobre uma breve história do Capitalismo rumo ao Socialismo. São textos curtos encaminhados para estudantes dos cursos de Economia, História, Sociologia, Ciência Política e interessados, com o propósito de iniciar um debate acerca da construção dos sistemas econômicos majoritários e atuais que regem o planeta, historicamente focos de tensões geradas por artificialismos e lutas pelo poder.

Campinas, SP – 05/08/2024
1,6 Minuto.

O Manifesto Comunista foi elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels e publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848. Conhecer o contexto no qual foi escrito é crucial para entender sua mensagem e seu impacto.

As Revoluções de 1848 ficaram conhecidas em conjunto como a Primavera dos Povos por ter contado com participação popular de trabalhadores urbanos. Nas principais cidades europeias, trabalhadores participaram de levantes e manifestações. Em várias regiões rurais, os camponeses se revoltaram contra as condições de vida e trabalho impostas pelas estruturas feudais.

Organizações dos Trabalhadores
Organizações dos Trabalhadores se deram nestes países a partir das revoluções contra as monarquias e as elites de 1848. (Img.Web)

O contexto histórico, social e econômico influenciou a elaboração do manifesto marxista. A Revolução Industrial, surgida na Grã-Bretanha no fim do século XVIII, havia se espalhado para a Europa e estava transformando a economia e a sociedade. As fábricas estavam surgindo, e novas tecnologias estavam mudando a produção e o trabalho.

A industrialização trouxe consigo condições de trabalho extremamente precárias para os trabalhadores. Longas horas, salários baixos, trabalho infantil e condições insalubres eram comuns.

A rápida industrialização criou uma classe trabalhadora urbana, conhecida como o proletariado – só possuidor de prole, isto é, filhos. Estes trabalhadores industriais viviam em condições miseráveis e tinham pouco poder ou direitos.

Você pode adicionar um comentário a este artigo aqui (clique) ou no bloco abaixo deste texto (nos Comentários)

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP