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A Escola como farol de adaptação em tempos de mudança

Redação

Belo Horizonte – MG, 18 de Novembro de 2023

1,5 Minutos.

A vida é feita de mudanças constantes que, muitas vezes, podem ser desafiadoras para as famílias e alunos. Mudar de casa, a chegada de um novo irmãozinho ou simplesmente o processo natural de amadurecimento e desenvolvimento das crianças são transições que podem gerar ansiedade e incerteza.

Contudo, nos corredores de escolas e em salas de aulas de todo o país, a escola é um farol de apoio, orientação e acolhimento que desempenha papel fundamental na adaptação a essas transformações.

Quando crianças e suas famílias enfrentam mudanças significativas em suas vidas, a escola se torna um ambiente estável e seguro, onde podem buscar apoio e compreensão. Professores, diretores e colegas desempenham papéis cruciais nesse processo de acolhimento.

A pedagoga e psicopedagoga Adiene Fonseca, do Colégio Arnaldo, afirma que “o acolhimento na Educação Infantil é a base para que se construa uma relação saudável e sólida entre a criança, os familiares e a escola, além de representar um elemento essencial para que a rotina pedagógica flua de maneira natural e positiva”

Acolhimento é Fundamental

O acolhimento nas escolas não deve se limitar apenas ao aspecto acadêmico; precisa abranger todo o desenvolvimento das crianças. Assim, ao fornecer um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo, as instituições de ensino desempenham um papel crucial no apoio ao processo de adaptação das crianças a mudanças externas e internas em suas vidas.

Cada criança possui um comportamento e é difícil padronizar esse processo. Assim, o acolhimento deve ter um olhar mais específico para cada estudante, de modo a entendê-lo em sua singularidade. Desta forma, para tais propósitos, o Colégio Arnaldo trabalha com uma matriz de habilidades socioemocionais.

“Acolhemos as famílias em suas diversidades e as crianças em suas singularidades, atitudes fundamentais para a efetivação do nosso trabalho”, conta Adiene.

Exemplos de ações de acolhimento são os projetos lúdicos da Educação Infantil realizados na instituição.

Um deles é o “Tenho Monstros na Barriga”, em que a criança aprende a reconhecer os seus sentimentos, a nomeá-los e a agir diante deles. Adiene compartilha sua experiência: “A turminha do 1º período criou o Monstrinho da Coragem e ele fica na sala. Sempre que eles têm medo de algo, colocam no narizinho do Monstrinho uma cartinha sobre esse medo e, logo depois, o Monstrinho responde com uma cartinha na boca, sobre como enfrentá-lo”.

Superação e crescimento

Portanto, sabemos que essa ação do projeto ajudou muitas crianças a compreenderem e superarem o medo em várias situações, como dormirem sozinhas.

Outro é o projeto “Um Mundinho para Todos”, no qual falamos das diferenças e do respeito. As famílias são acolhidas e mantemos uma comunicação constante, através de aplicativos, e-mail, lista de transmissão direta e com a coordenação. Os atendimentos presenciais acontecem sempre que a família solicita ou a escola sente necessidade.

Entretanto, há momentos em que o apoio psicológico torna-se necessário. Com isso, vem a oportunidade de fazer psicoterapia.

Colégio Arnaldo da Congregação do Verbo Divino – 1912

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Redação

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