CiênciasEducaçãoMulherRecentesSaúde

Psicologia Econômica: Resistir aos Impulsos

Vera Rita de Mello Ferreira é doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, com tese em psicologia econômica, área em que atua há 27 anos. Neste podcast ele fala da Mulher, da pandemia, da situação econômica que afetou milhões de mulheres no Brasil.

São Paulo, 18/03 de 2021.

Vera coordena o Vértice Psi – Instituto de Psicologia Econômica e Ciências Comportamentais, que minstra cursos online e presenciais. É, também, membro do Comitê de Pesquisa da OECD/INFE-International Network for Financial Education, vídeo colunista do Valor Investe e possui o canal Pílulas de Psicologia Econômica, no YouTube. Autora de livros que podem ser vistos também no site.

A interface psicologia-economia vem sendo estudada há mais de 25 anos e os fenômenos econômicos a partir dos fatores subjetivos estão, inevitavelmente, presentes neles. No início, com a bagagem psicanalítica, a minha formação de origem. A partir daí percebe-se que a psicologia econômica existe há mais de 100 anos, e é irmã da economia comportamental, com linhas de pesquisa das mais importantes, e uma das mais recentes, é a já famosa Arquitetura de Escolha, e seus nudges. Por isso a ênfase da Psicologia Econômica: Resistir aos Impulsos.

O campo vem crescendo e se fortalecendo no mundo, e no país. São 4 prêmios Nobel de economia, e seus pesquisadores – H. Simon, em 1978, D. Kahneman, psicólogo social, em 2002, R. Shiller, em 2013, R. Thaler, pai da economia comportamental, em 2017, consolidam a sua importância no cenário do conhecimento humano.

Assim, além de um curso introdutório, comecei a ministrar workshops teórico-práticos nos últimos anos, sobre estas 2 áreas que vêm se tornando cada vez mais relevantes também: educação financeira informada pelos insights comportamentais, e arquitetura de escolha”, diz Vera Rita.

Na pandemia os impulsos provocados pelo jogo incessante das emoções torna-se um perigo. É preciso pensar, acalmar-se e resistir aos impulsos.

Ouçam seu podcast sobre MULHER2021 – Pandemia e Psicologia econômica – travessia!