EconomiaEconomia PolíticaRecentes

Revoluções: Políticas e Econômicas

Aconteceram muitas revoluções políticas, subitamente, mas as revoluções econômicas não aconteceram da mesma forma.

Fernando Nogueira da Costa

Aconteceram muitas revoluções políticas, subitamente, mas elas não aconteceram da mesma forma das revoluções econômicas. Enquanto as primeiras ocorreram de forma surpreendente e rápida, as revoluções econômicas tenderam a ser processos mais graduais e complexos.

Por exemplo, no caso da Revolução Francesa, ela começou com a queda da Bastilha, em 1789. Rapidamente levou à abolição da monarquia absoluta, à execução do rei Luís XVI e à proclamação da Primeira República. Essas mudanças políticas ocorreram em questão de anos.

Em contrapartida, embora tenha introduzido algumas reformas econômicas, como a abolição do feudalismo e a redistribuição de terras, a transição econômica para uma economia capitalista mais desenvolvida foi gradual. Levou várias décadas até se alcançar um desenvolvimento econômico propício ao Estado de Bem-Estar Social.

Outro exemplo foi a Revolução Russa de Fevereiro de 1917, quando se derrubou o czar Nicolau II. A Revolução de Outubro, no mesmo ano, levou os bolcheviques ao poder, estabelecendo o primeiro estado socialista do mundo em questão de meses.
1) Leitura de apoio – clique aqui.
2) Leitura de apoio – clique aqui

Para adicionar um comentário a este artigo do Professor Fernando Nogueira clique aqui

Fernando Nogueira da CostaProfessor Titular do Depto. de Economia UNICAMP

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.