ColunistasEconomia PolíticaEducação Política

Revoluções Socialistas com Governos Militarizados

As revoluções ditas socialistas, em geral, resultaram em governos fortemente militarizados. No Brasil, onde as coisas parecem que são o que não parecem, isto não pareceu ter sido real e as consequências foram também desastrosas.
Revoluções Socialistas com Governos Militarizados

As revoluções ditas socialistas, em geral, resultaram em governos fortemente militarizados. Este fenômeno foi observado em diversos exemplos históricos, onde as vanguardas dos regimes emergentes das revoluções socialistas centralizaram o poder e utilizaram o aparato militar para manter o controle e implementar suas políticas.

Desde logo, destaca-se a primeira: após a Revolução de Outubro de 1917, os bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, tomaram o poder na Rússia. A guerra civil subsequente (1917-1922) entre os bolcheviques (Exército Vermelho) e seus adversários (Brancos e outros) exigiu uma mobilização militar massiva.

O novo governo soviético estabeleceu uma ditadura do proletariado, fortemente centralizada e militarizada. O Exército Vermelho, liderado por Leon Trotsky, tornou-se uma instituição central do Estado soviético.

O regime utilizou a repressão militar para consolidar o poder e eliminar a oposição. Durante o governo de Joseph Stalin, o militarismo se agravou com prisões e assassinatos de inimigos internos e a expansão militar. Priorizou a industrialização bélica.

Mao Tsé-Tung

Na Revolução Chinesa (1949), após uma longa guerra civil, o Partido Comunista Chinês, liderado por Mao Tsé-Tung, derrotou as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek. A luta armada e a mobilização militar foram fundamentais para a vitória comunista.

Em consequência, o Partido Comunista Chinês estabeleceu um estado socialista fortemente centralizado e militarizado. O Exército de Libertação Popular desempenhou um papel crucial na consolidação do poder.

O que, de fato, ocorreu no Brasil? Uma farsa patrocinada pelos EUA?

Fernando Nogueira da Costa – Profº Dr. Titular no Instituto de Economia da UNICAMP

Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui
Se preferir comentar nesta revista role a página até o bloco Comentários.


Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.