São Paulo – 467 Anos

Maior da América do Sul não só em população, São Paulo aos 467 anos supera números de grandes cidades, de empresas e também na Educação.

Ascom PMSP

São Paulo, 23/01 de 2021.

1 Minuto

São Paulo faz aniversário no próximo dia 25 de janeiro e todo mundo já sabe que se trata da maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo.

Mas alguns dados mostram que, além disso, a capital paulista possui uma das maiores redes de ensino do mundo, uma organização que é quase uma cidade sozinha. Maior que muitos países, 81 para ser exato.

A Secretaria Municipal de Educação, com seus mais de 1 milhão de alunos e cerca de 80 mil professores só da rede direta possui uma comunidade maior que Bahamas, Islândia e muitos outros países e territórios internacionais.

Se SME fosse uma cidade seria a 15° maior cidade do Brasil, maior do que algumas capitais, como São Luiz e Maceió, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado a Pasta só seria menor que Guarulhos e Campinas, além de São Paulo, a maior de todas.

Outros dados da rede municipal de educação que surpreendem são os operacionais. Para garantir a alimentação diária dos mais de 1 milhão de estudantes a Pasta prepara e serve cerca de 2,5 milhões de refeições todos os dias, de segunda a sexta-feira. Numa conta simples, são cerca de 50 milhões de refeições servidas mensalmente.

Gigantismo nem sempre saudável.

Para fins de comparação a startup de entrega de comida iFood realizou 44,6 milhões de pedidos em agosto de 2020. Isso com dados inflados em 45% devido a pandemia, os números de março do ano passado são de 30,6 milhões. Os dados foram divulgados pelo Estadão.

Para transportar os estudantes matriculados em uma distância superior a 2 km de sua residência, SME conta com 2673 condutores no Transporte Escolar Gratuito. Esse número é 42% maior do que a frota de transporte público registrada entre março e junho no Rio de Janeiro , a 2° maior cidade do país.

A Prefeitura também emprega mais do que qualquer empresa no Brasil. São mais de 80 mil educadores concursados, no Brasil liderança do ranking é da empresa de call center Atento, que reunia em fevereiro 73.822 funcionários. O número de educadores da rede não cabe no Pacaembu e em nenhum estádio da capital, é maior, inclusive, do que o da educação pública de Nova Iorque .

Nova Iorque – A big apple.
Mais números

Com uma rede tão grande em uma cidade tão grande e diversa, a Secretaria Municipal de Educação mantém uma política pública de continuidade das ações, iniciada com o currículo da cidade, alinhada com a formação constante dos professores e a criação do Índice Paulistano de Desenvolvimento da Educação.

A Pasta foi pioneira ao criar um currículo próprio e inaugurou no último ano o seu próprio Centro de Formação de Professores – CEFORP, objetivando que a educação de qualidade chegue nos quatro cantos dessa cidade.

A evolução é palpável, as 554 unidades de ensino da rede pública de São Paulo conseguiram evoluir positivamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por esse motivo, a cidade registrou o maior crescimento entre as capitais, ampliando sua nota em 14%, saindo de 4,2 para 4,8, em apenas dois anos.