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Tecnologia Educacional no Infantil?

Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve ferramentas de tecnologia educacional no infantil para capacitar professora(e)s .

Redação

São Paulo, 23/02 de 2021.

1 Minuto

Como utilizar a tecnologia para educar crianças de zero a cinco anos de idade? Ainda mais neste período de desenvolvimento, em que a maioria dos pais evitam utilizar equipamentos tecnológicos durante o ensino infantil? Na verdade, as crianças dos dias atuais estão inseridas em um grupo denominado de nativos digitais, desconhecem um mundo sem internet, e desde os primeiros movimentos coordenados, que demonstram a mínima coordenação motora, já começam a ter contato com algum equipamento digital.

Big Brain , principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve diversas soluções de tecnologia educacional, inclusive para o ensino infantil. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas na educação infantil cresceram 12,6% entre 2015 a 2019. Esse aumento evidencia a importância de olhar e estruturar cada vez mais a educação infantil.

A gerente pedagógica da Big Brain, ressalta que deve ser observado o comportamento e aprendizado que está sendo provocado, como os estímulos que rodeiam a criança. Essa fase do desenvolvimento, de 0 a 5 anos, terá impacto durante toda a vida. Na idade de 0 a 3 anos, as crianças passam pelo desenvolvimento sensorial e motor, aprendem a consciência do próprio corpo, percebem o mundo em sua volta, como cores, formas e cheiros, desenvolvem reflexos, parte de coordenação motora, senso de organização e inteligência prática, boa parte da estrutura cerebral se forma na primeira infância.

Fases da infância – para cada uma série de atributos

A partir dos 3 até os 6 anos, as crianças alcançam o desenvolvimento pré-operatório e aprimoram a linguagem, a intuição, a colaboração, socialização, questionam (fase dos porquês) e amplificam a coordenação. É a fase mais importante do desenvolvimento humano. Sendo essencial que pais, professora(e)s e os participantes ativos na vida da criança sejam efetivos e conscientes das responsabilidades quanto ao desenvolvimento emocional, intelectual e cognitivo.

Todo apoio é necessário nesta fase da fida – Toda a infância é sagrada. Toda a vida é... (FOTO: Unsplash)

Mais importante que a escolha da ferramenta para uma aula online é a estratégia de ensino com intencionalidade e significado para o mundo da criança.

Algumas ferramentas, dispõem de recursos que auxiliam os professora(e)s na produção de aulas criativas e dinâmicas para educação infantil, dentre essas o Paint e PowerPoint com aplicativos em versões 3D, WhiteBoard, FlipGrid, vídeos prontos ou produzidos pelos próprios professora(e)s.

Aplicações que permitem o desenvolvimento de estratégias que trabalham a coordenação motora, teatro virtual, storytelling, gamificação, tais como caça palavras, associações de letras, sons e objetos, percepção de formas e cores.

“As ferramentas digitais são recursos essenciais para aprimorar e alcançar o processo de ensino e aprendizagem dessa nova geração. Tão importantes, que estão preconizados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma a gerente pedagógica.

Desafios e recursos possíveis e utilizáveis

Até para a fase de 0 a 2 anos de idade existem recursos digitais que podem ser utilizados pela(o)s professora(e)s para contribuir significativamente com o desenvolvimento desta fase, tais como, hiperlink no PowerPoint, criado adequadamente para a faixa etária, onde a criança ao clicar em determinada figura (imagens, letras e cores) produz o áudio da figura representada. No OneNote podem ser criados estímulos com figuras, histórias, vídeos e recursos de leitura avançada.

Vale ressaltar que a capacitação da professora(e) em ferramentas digitais como recursos didáticos é muito importante, dominando a ferramenta flui melhor a criatividade, criações de brinquedos paradidáticos, atividades lúdicas, dinâmicas, brincadeiras intencionais e estratégias diversas integrando tecnologia.

BRINCAR É FUNDAMENTAL – No ensino infantil, conquistar a atenção da criança é um desafio constante, principalmente no formato online. A especialista orienta que um ponto de atenção é observar os estudos que estabelecem o tempo médio de concentração de cada criança por idade, dessa forma a(o) professora(o)r poderá planejar as atividades das aulas promovendo ações de ludicidade e encantamento, considerando o tempo que a faixa etária consegue manter a atenção focada.

Planejar aulas para educação infantil pressupõe pesquisa, criatividade, ideação, foco, diversão e diversidade estratégica. Para tal, as ferramentas digitais se tornam instrumentos importantíssimos para alcançar os objetivos traçados.

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Redação

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