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Um Retrato da (in)Sustentabilidade

Pesquisa da Fujitsu revela que empresas não cumprem requisitos para serem sustentáveis. 61% das organizações afirmam estar avançadas em suas jornadas de sustentabilidade, mas, na verdade, menos de uma em cada dez concluiu os requisitos de sustentabilidade.

Redação

São Paulo 21/01/2023 .

2 Minutos.

Pesquisa da Fujitsu revela que há uma lacuna entre a percepção da preparação para a ‘Transformação Sustentável* (SX)” e a realidade do estado atual em muitas empresas. Realizada em parceria com FT Longitude, divisão especializada em pesquisa e marketing de conteúdo do Financial Times Group, o estudo indica que o impacto da sustentabilidade é a prioridade número um para os entrevistados. Isto mostra que pretendem aprimorar os três pilares da SX: ambiental, econômico e social.

Foram mais de 1.000 líderes empresariais e do setor público em agosto de 2022. Contudo, a mostra revela que poucas companhias, de fato, concluíram iniciativas importantes. O estudo sugere que muitas delas não chegaram tão longe quanto pensam, apesar da importância que acreditam que a sustentabilidade tem para o futuro. Apenas 26% das organizações pesquisadas implementaram iniciativas de saúde e bem-estar para os funcionários. E 12% estão usando ou criando produtos neutros em carbono. Além disso, cerca de 12% buscam apoiar iniciativas de diversidade e inclusão e somente 5% estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ou seja, que ser bem-sucedido na SX exige que as empresas sejam sustentáveis e com estratégias sólidas para o uso de tecnologia. Assim, para terem sucesso em seus planos, focar apenas na sustentabilidade não é suficiente. O papel da tecnologia é fundamental para isso. É positivo que as organizações estejam investindo em soluções de ponta. Devem reconhecer que representa um passo fundamental no apoio a medidas sustentáveis”, avalia Jun Ueda, CEO da Fujitsu do Brasil.

Um Retrato da (in)Sustentabilidade
Empresas podem disfarçar seus focos sociais.  Muita atenção. (Img. Web)
Fechar as janelas do Greenwashing

Embora o relatório identifique 68% das empresas afirmando que a SX fracassará sem investimentos significativos em tecnologia,  42% afirmaram precisar de ajuda na transformação da tecnologia legada.

Mas, 61% das organizações acreditam ter feito progressos substanciais em suas jornadas avançadas de sustentabilidade. Porém,  menos de uma em cada dez concluiu os requisitos mandatórios para isso: – desenvolver cadeias de suprimentos sustentáveis (9%), zerar emissões de carbono (2%) e se preparar para emergências ambientais (7%).

[*] A Transformação Sustentável significa transformar negócios e provocar mudanças positivas no meio ambiente, sociedade e economias. Exemplos: reduzir o uso de energia e emissões de CO2 por meio de monitoramento contínuo e prestação de serviços públicos inclusivos, baseados no envolvimento do cidadão e no incentivo à colaboração entre o setor público e privado.

Fujitsu – Empresa japonesa de tecnologia da informação e comunicação (TIC),em mais de 100 países.

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Redação

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