ColunistasEducação PolíticaSociedade

Um Sinal de Respeito.

Tenho dois filhos atualmente no exterior, minha filha que se formou pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, e meu filho que é estudante na Universidade de Dalhousie, em Halifax, no Canadá.

Belo Horizonte – MG, 18/06/2024
1,6 Minuto

Outro dia, ocorreu um fato bastante curioso com o meu filho no Canadá. Em uma quarta-feira, na praça central da Universidade, estava ele com um grupo de amigos quando ocorreu de perder a sua carteira, com cartões de crédito de três bandeiras, uma brasileira, uma internacional e outra canadense, com algum papel moeda.

Perdida a carteira, quando se deu conta no sábado, iniciou-se o longo processo de procura. Primeiro, no seu quarto de estudante, sempre arrumado, mas também desarrumado, como é de natureza. Então, pelas classes a que foi, na biblioteca, nos restaurantes dentro e fora da Universidade, no show que foi na sexta-feira, nos “lost and found” de diversos lugares, nos Uber que pegou.

Sem sucesso, lembrou-se e decidiu ir à praça central da Universidade, na segunda-feira, “just in case”, onde lá encontrou a carteira, depositada em cima de um banco da praça, provavelmente por quem a encontrou, possivelmente na visível intenção de torná-la visível para todos que ali passavam até o encontro de seu dono. Foram cinco dias, que a carteira ali ficou. No que feliz ele ficou.

Um Sinal de Respeito
Max Weber, sociólogo alemão – (Img Web)
Sinal de Respeito

Há uma diferença entre os países onde a classe política e econômica prevalece sobre o povo, e os países onde a cidadania prevalece sobre os governantes. Max Weber diferencia entre três tipos de estruturas políticas.

A racional-legal, onde os governantes representam os interesses da população.

A carismática, que transforma as sociedades, para o bem ou para o mal, através de ações emocionais. E a patrimonial, onde o domínio do Estado é o objetivo e hospedeiro da classe que lhe apropria, em seu benefício próprio, em detrimento da população. O Brasil classifica-se neste último caso.

Halifax é uma preciosidade a ser visitada. Descendentes de escoceses, formam uma cidade de 500 mil habitantes, alegres e educados, situada ao norte da costa atlântica, a uma hora e meia de voo de Toronto. Lunenburg, a 100 km de Halifax, é uma cidade de pescadores, de pesca no Mar do Norte, imperdível para quem ali vai.

O Canadá, juntamente com os países Escandinavos, formam, possivelmente o melhor conjunto de países do mundo, com graciosidade e eficiência, em modelos parlamentares e social-democratas.

By the way: e tudo ali funciona! E ainda, com um sinal de respeito.

Ricardo Guedes – Ph.D. em Ciências Politicas – Un. de Chicago – CEO da Sensus

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.