USP-FGV Combatem Fake News
- outubro 16, 2022
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Há uma semana do segundo turno das eleições que elegerão o próximo presidente do país, pesquisadores da USP/FGV lançam documentos que combatem as Fake News, contra a extrema
Há uma semana do segundo turno das eleições que elegerão o próximo presidente do país, pesquisadores da USP/FGV lançam documentos que combatem as Fake News, contra a extrema
Redação
São Paulo, 16/10/2022.
3 Minutos.
Ambos materiais estão disponíveis em formato digital publicamente e são resultados de uma cooperação estabelecida entre pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio do Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP), do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “Professor Doutor José Renato de Campos Araújo” (OIPP) e do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB).
A Cartilha “Como a Desinformação impacta Políticas Públicas” busca dialogar com gestores, pesquisadores e o público interessado em organizar reflexões sobre quais os desafios da gestão pública em meio à manipulação da realidade, especialmente na implementação de políticas públicas.
Resultado do aprimoramento do Trabalho de Conclusão de Curso em Gestão de Políticas Públicas (USP) do gestor e egresso Ergon Cugler de Moraes Silva, a Cartilha sistematiza, em 23 categorias, os achados de mais de 4 mil materiais triados ao longo de um ano. São alguns dos exemplos sistematizados em categorias: 1.) a falta de adesão às campanhas de vacinação infantil contra sarampo e poliomielite, após falas de autoridades que colocaram a Ciência em dúvida durante a Pandemia da COVID-19, ou, ainda, 2.) o prejuízo orçamentário no Estado diante do empenho de recursos públicos em medicações sem embasamento científico, ou ainda 3.) o desnorteamento dos agentes públicos que atuam na ponta, implementando políticas públicas, dentre outras listadas.
Atualmente, Ergon é pesquisador CNPq e Mestrando em Administração Pública e Governo (FGV EAESP) e ressalta que a Cartilha que coordenou junto ao professor José Carlos Vaz (USP EACH) pode contribuir para que as etapas de desenho, implementação e avaliação de políticas públicas tenham no radar os riscos dos impactos da manipulação da realidade, “Além da disputa nas redes, a desinformação e as fake news têm nos custado vidas.
A ameaça à democracia não passa longe, enquanto narrativas encomendadas e operadas por profissionais ganham vantagem com bots” e conclui, “Em contraponto à barbárie da distopia da desinformação e de um Brasil Paralelo (site de extrema direita) com a mentira pautando políticas públicas, surge o desafio de resgatar a realidade e fazer da verdade um compromisso comum daqueles que defendem a democracia”.
Um segundo material lançado, a Cartilha “Como as Fake News afetam nossas Vidas” trabalha a temática de combate às fake news em linguagem infanto-juvenil, buscando oferecer práticas de checagem crítica à desinformação para que adolescentes tenham condições de contrapor informações maliciosas ou distorcidas em seu cotidiano. A Cartilha é um subproduto derivado dos estudos do modelo de Advocacy Coalition Framework (ACF) ou Modelo de Coalizões de Defesa (MCD) proposto por Paul Sabatier e Jenkins Smith, que foi utilizado para entender as coalizões que disputam a regulação das plataformas digitais, por meio do Projeto de Lei (PL) 2630/2020.
A iniciativa foi liderada por quatro pesquisadores do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP, sendo Brendaly Sampaio de Matos, Isabella Natali Miranda Cuccin, Letícia Sakihama de Menezes Hora e Marcos Vinícius Rossi junto ao professor José Carlos Vaz os quais notaram a falta de materiais para o público infanto-juvenil e, dessa forma, idealizaram com ajuda do orçamento do Edital 007/2022 de Cultura e Extensão da EACH/USP em paralelo com os estudos da coalizões.
O material conta com desafios interativos para que seja possível praticar a verificação crítica de informações, inclusive para que professores possam utilizar em sala de aula com os alunos.
Segundo Isabella Miranda, uma das coordenadoras da Cartilha e Graduanda em Gestão de Políticas Públicas (USP), “nós logo percebemos a ausência de materiais e instruções para o público infanto-juvenil, que apesar de ser um público com um letramento digital mais avançado que as outras gerações, é o maior presente na internet” e complementa, “pensar em instrumentos e materiais de orientação para o público infanto-juvenil no presente significa mitigar os problemas e os impactos que esse tipo de conteúdo terão futuramente, uma vez que são esses jovens que irão votar e constituir o nosso país”.
O lançamento das Cartilhas ocorreu na segunda-feira, em 26 de setembro, durante a programação oficial da Semana de Gestão de Políticas Públicas da USP em parceria com o Centro Acadêmico Herbert de Sousa (CAHS), tendo na mesa as seguintes autoridades que debateram “Fake News, Democracia e Políticas Públicas”: Orlando Silva (Relator do Projeto de Lei de Combate às Fake News na Câmara dos Deputados), Marina Pita (Pesquisadora em Internet e Associada ao Intervozes), Marcio Moretto Ribeiro (Professor da EACH/USP e Pesquisador do GPoPAI e Monitor do Debate Político no Meio Digital), além da participação especial das alunas Camila Pacheco e Isadora Martins, da Escola Técnica Estadual Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (ETEC/CEPAM), que relataram sobre as iniciativas de construção de projetos com a temática de fake news que estão sendo realizadas no Ensino Médio em parceria com professores e com a Diretora Erika Caracho Ribeiro.
A íntegra do lançamento está disponível através no YouTube
1.) Gestores, Pesquisadores e Sociedade, “Como a Desinformação Impacta Políticas Públicas?” – Coordenação: Ergon Cugler de Moraes Silva (FGV EAESP) / José Carlos Vaz (USP EACH) | Contribuições: Brendaly Sampaio de Matos (USP EACH) / Isabella Natali Miranda Cuccin (USP EACH) / Letícia Sakihama de Menezes Hora (USP EACH) / Marcos Vinícius Rossi (USP EACH)
2.) Infanto-Juvenil, “Como as Fake News afetam nossas vidas?” – Coordenação: Brendaly Sampaio de Matos (USP EACH) / Ergon Cugler de Moraes Silva (FGV EAESP) / Isabella Natali Miranda Cuccin (USP EACH) / Letícia Sakihama de Menezes Hora (USP EACH) / Marcos Vinícius Rossi (USP EACH) / José Carlos Vaz (USP EACH) | Contribuições: Alexandre Gama de Souza (USP EACH)
Fotos: João Victor Santos Honorio: Link