EconomiaMundo de NegóciosTecnologia

Games e Negócios

Entenda como a aliança com a inteligência de dados pode alavancar todos os aspectos do seu negócio e a gamificação.

PATROCINADO

Thales Zanussi

São Paulo, 01/03/2024

2.4 Minutos.

Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, o espaço para estratégias duvidosas e incertezas vem diminuindo. O sucesso empresarial depende totalmente de uma visão voltada para a eficiência operacional, de forma a impulsionar a produtividade e abrir as portas dos resultados positivos.

E, para ter esse olhar, há algumas possibilidades oferecidas pelo universo digital que definitivamente se tornaram indispensáveis nos últimos anos. Falamos da mescla da gamificação com a inteligência de dados. A principal delas.

Vamos começar a entender essa lógica com as vantagens fornecidas por soluções de Data Intelligence. Uma tecnologia que permite às empresas compreenderem profundamente seus ambientes, identificando oportunidades e ameaças com base em análises precisas e insights valiosos.

Basicamente, as informações brutas passam a ter um caráter estratégico, que é fundamental para ajudar as lideranças a tomarem decisões assertivas e claras.

Já a gamificação usa elementos de jogos em contextos lúdicos (ou não) para auxiliar os usuários em suas experiências nos dispositivos digitais. É um formato que não se aplica apenas aos consumidores finais de uma companhia, mas também aos próprios colaboradores.

Games e Negócios
 A teoria dos jogos introduz e facilita o entendimento da tendência. (Img. Web)

Hoje, vemos organizações de diversos setores adotando essa dinâmica para melhorar o engajamento dos funcionários.

Com isso incentivam o alcance de metas através de sistemas de recompensas, rankings e desafios, todos acompanhados e monitorados em tempo real.

Como a gamificação baseada na inteligência de dados funciona na prática?

A Newzoo aponta que 3,3 bilhões de pessoas jogam ao redor do mundo, seja em celulares, consoles ou em computadores. Isso não é só por diversão. Acima de tudo, essa estrutura é cativante por trazer um aspecto interativo como nenhuma outra.

Quando transportamos esse fator para os produtos e serviços das corporações, o cliente entende o que está sendo oferecido a ele com praticidade. Cada funcionalidade é pensada e descrita para o usuário através de um passo a passo fácil de ser seguido, sem uma usabilidade complexa e travada.

Não à toa existem plataformas gamificadas com dashboards*. Estas ferramentas transcrevem as informações e atividades dispostas de maneira faseada e simplificada. Muitas até utilizam vídeos explicativos para auxiliar equipes de trabalho. Tudo para garantir que as equipes possam cumprir as tarefas com autonomia e qualidade.

Aliás, o mesmo raciocínio se aplica à metrificação dos indicadores de uma empresa e de seus colaboradores. É impossível não recorrer a modelos que exibam esses dados de forma visual e imediata que podem ser acessados pelas companhias e funcionários a qualquer hora. Só assim a coleta, organização, análise e interpretação de tópicos como pontuações e pagamentos podem se transformar em uma percepção de tendências e padrões muito maior.

Sustentabilidade para os negócios (em todos os sentidos)

Resumindo, a gamificação aliada à inteligência de dados é uma via facilitadora, tanto para os usuários quanto para as empresas. As necessidades e objetivos de ambos os lados se tornam um só, visto que as circunstâncias de utilização dos dispositivos digitais se tornam extremamente intuitivas e versáteis.

Talvez uma das maiores provas disso seja a capacidade proporcionada por apps e outras ferramentas de uso remoto. Deste modo, clientes e profissionais evitam deslocamentos desnecessários, além de contribuírem para práticas sustentáveis. Basta olharmos o impacto do setor de transportes na pegada de carbono, sendo o responsável por 20% das emissões globais de CO2, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 

Portanto, diante destas oportunidades, é certo dizer que apostar em plataformas gamificadas e baseadas em data intelligence transformam as organizações em referências corporativas do mercado atual. De um lado, elas tendem a alcançar suas metas de forma personalizada e flexível. Do outro, cada pessoa da nossa sociedade se insere na transformação digital com um viés completamente inclusivo e democrático.

Thales Zanussi – CEO Mission Brasil, plataforma de digital outsourcing

[*N.E.: Dashboard pode ser definido como um painel de informações, indicadores e métricas importantes para o funcionamento de uma empresa. A ideia dessa ferramenta é apresentar os dados de forma visual e prática, facilitando a compreensão de todos os envolvidos nas análises do projeto.]

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP