DestaquesEducaçãoEnsinoFÓRUM EducaçãoNacionalProfessore(a)sSociedade

PESQUISA Vox Populi Educação

Pandemia escancara omissão do Estado com educação pública, mostra pesquisa APEOESP/Vox Populi. Sem infraestrutura ou apoio, professores trabalham mais e alunos estudam menos.

Redação

São Paulo, 02/08 de 2021.

1 Minuto

Professores e alunos da rede estadual de ensino foram largados à própria sorte pelo governo do Estado durante o período do ensino remoto. Pesquisa (em anexo) realizada pela Vox Populi e pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) apontou que professores, alunos e pais não tiveram apoio do poder público para desenvolver as aulas remotas.

As aulas virtuais foram reprovadas pela comunidade escolar – professores (66,9%), pais (74,7%) e alunos (73,9%), – 85,6% dos professores, 81,8% dos pais e 76,1% dos alunos têm medo da contaminação pela Covid-19 no retorno precipitado às aulas presenciais.

Para os professores, houve mais trabalho, segundo 49,2% dos entrevistados, chegando a jornadas de até 10 horas. Em contrapartida, os alunos estudaram menos segundo os pais (87,3%), o que foi confirmado pelos estudantes do ensino médio: 84,1% declaram ter se dedicado menos às aulas virtuais. Na média, os pais afirmam que seus filhos estudaram apenas 2,5 horas por dia.

A presidenta da APEOESP, Professora Bebel, avalia que a falta de apoio do governo estadual foi a responsável por essa aparente contradição. “A pesquisa apontou que menos da metade dos professores teve treinamento mínimo para dar aulas pela internet. Eles precisaram se reinventar para transmitir os conteúdos aos alunos. O resultado foi uma jornada de trabalho maior, sem a remuneração adequada, enquanto alunos, sem equipamento ou acesso à internet, ficaram menos tempo em aula, com prejuízo claro à sua formação“, afirma Bebel.

Segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados declaram que não receberam do poder público infraestrutura física para trabalharem ou estudarem remotamente, como equipamentos de TI, pacote de dados para acesso à internet ou mesmo help desk do governo ou da escola para as aulas remotas.

Pesquisa revela volta as aulas
Pesquisa Vox Populi Educação revela desinteresse e desconfiança de alunos, pais e professores. (Img. Brasil de Fato)

Entre os pais de alunos, essa reclamação chega a 73,8%, ou seja, dois terços. Entre os alunos do ensino médio, 63,2% também não teve este apoio e, entre os professores, 54,3%. Ainda segundo os pais de alunos, 15,1% dos filhos deixaram de estudar por falta de acesso à internet ou para trabalhar e ajudar na renda da família.

As dificuldades também estavam nas unidades escolares sem estrutura para aula remota. Segundo 50,5% dos professores ouvidos, em plena era da tecnologia, as escolas onde trabalham não têm disponíveis para aulas salas com acesso à internet, computadores ou câmeras de vídeo. Este índice sobe para 70,2% na percepção de pais e 61,5% na avaliação de alunos do ensino médio.

Aulas pelo celular

Entre os estudantes de ensino médio, 42,5% não têm acesso a computadores. A grande maioria (94%) teve disponível o celular para acompanhar as aulas virtuais, muitas vezes compartilhado com outro membro da família.
A situação da escola pública no Estado de São Paulo já era precária antes da pandemia, que só escancarou o problema. Precisamos de uma revolução para recuperar o déficit educacional que já existia e piorou com a pandemia. E qual é o planejamento do Governo para isso? Ninguém sabe”, afirma a presidenta da APEOESP.

A pesquisa ouviu 3.600 pessoas em todo Estado, entre professores (1.500), pais de alunos (1.500) e estudantes de ensino médio (600), entre junho e julho deste ano. O estudo tem recortes por capital, região metropolitana e interior, e também por níveis de ensino – educação infantil, ensino fundamental e médio. O objetivo foi levantar os impactos da pandemia na educação pública.

Acesse a pesquisa/resultados aqui: https://www.i-maxpr.com/s/0730/95.pdf

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP