Economia PolíticaEducação AmbientalRecentesSustentabilidade

Educação Ambiental e Importância Social

Em qual capítulo ou parágrafo de importância na BNCC e as novas diretrizes do ensino médio e Fund 1 e 2 estão contempladas as disciplinas curriculares de tratam de Educação Ambiental e sua importância social? Começa na escola, certo?

Sergio de Carvalho Mauricio

Educação Ambiental e Importância Social

São Paulo, 03/03/2023

1 Minuto.

Dentre variadas vertentes, a educação ambiental mostra-se como uma das principais metas aplicáveis ao desenvolvimento. Não só da sociedade, mas para um planeta mais responsável e sustentável. Estabelecida pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).

Pela Lei, a educação ambiental engloba processos por meio dos quais indivíduos e coletividade constroem valores sociais. Conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à saúde, qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A participação tanto do poder público como da iniciativa privada são fundamentais para ampliar a abrangência da educação ambiental e promover a cultura da sustentabilidade em nosso país. A colaboração das entidades que atuam no setor faz toda diferença. São multiplicadoras da mensagem sobre a importância e cuidado com meio ambiente. Eis uma faceta importante da Educação Ambiental e Importância Social

Ainda no período escolar, crianças e jovens devem lidar com problemáticas ambientais, realizar atividades interativas que resultam no estímulo da criatividade e consciência de sustentabilidade. É possível inserir de forma participativa, democrática e humanista as questões ambientais do país. Deve-se proporcionar o desenvolvimento e a compreensão, garantir o acesso às informações e fortalecer o pensamento crítico sobre a temática.

A educação ambiental aplicada de forma ampla tem um enorme potencial. Estimula a mudança de comportamento da população, aumenta a consciência sobre o impacto de nossas atitudes no meio ambiente e permite a construção de um planeta mais sustentável.

Sergio de Carvalho Mauricio — Presidente executivo da ABREE