Cultura SistêmicaDestaquesProfessore(a)s

O Bom Cinema Educa

Grandes filmes e grandes diretores estavam na mira de quase todos os estudantes universitários (nas áreas das humanas principalmente) das décadas de 80, portanto para quem tem 40, 50 ou mais atualmente. O cinema deve viver!

Redação

São Paulo, 04/07/2023

1.8 Minutos.

Assim como os grandes da Literatura e da Música, estes profissionais, seus personagens, criadores e criaturas – traduziam e nos traziam muito mais do que simples espetáculos visuais, artísticos, literários e musicais. O Cinema é considerado a obra de arte completa, porque além do já citado e encarnar o Teatro, entretém, diverte, educa, questiona, critica, denuncia… Eram, de fato, complementares aos cursos e aprendizagens estudantis. Mas, nem só para eles.

Cinema, pelo aparato que o sustenta e movimenta é Ferramenta cultural da maior importância. Pode e deve ser apoiado por todos os governos e instituições sociais, em todas as línguas e etnias de todos os tempos. Até porque não se trata de um simples negócio, ainda que o mercado tenha posto suas garras sobre ele e abusado dos gibis eletrônicos e da inteligência das pessoas na última década.

O Bom Cinema Educa
          Grandes filmes resgatam e promovem catarses pelo conhecimento. Cultura e sabedoria. (Img. Web)

Nota-se uma guerrilha cultural em curso, cuja a intenção precípua é a de apagar traços da memória histórica, ou mesmo distorcê-los. A ponto de impedir que heranças civilizatórias de culturas ricas e pujantes, sejam dispostas e entregues às pessoas e às sociedades. A deseducação, como a Educação é processo ideológico, e servem a propósitos opostos.

A Grande arte é um mix de todas as outras

Entretanto, por menos sério que possa parecer, eles carregam, ou propõem, como nas fábulas, uma certa lição ética, alguma fórmula ou pitada de moral a ser pensada, no mínimo. Mas, os grandes filmes têm este condão, querem poder produzir catarses e trazer aos assistentes informações e conhecimentos que os ajudam a discernir em qual lado da vida ou da morte, da construção ou da destruição querem se posicionar.

Vale muito assistir dramas, comédias, clássicos, épicos, documentários, ficções enfim, os melhores gêneros .

Os Diretores: 10 escolhidos pela redação.

Ridley Scott – Martin Scorcese –  Stanley Kubrick – Roman Polansky –  Tim Burton – Francis Ford Coppola – George Lucas – James Cameron – Oliver Stone – Michael Moore.

Veja também estas dicas de filmes imperdíveis de diretores europeus e japoneses.

  • Roman Polanski (França)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roman_Polanski
(Recomendados 5 filmes:O bebê de RosemaryCarnageO pianistaGhost WriterChinatown ).

  • Jean Jacques Annaud (França)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Annaud 
(Recomendados 5 filmes: A guerra do fogoO Urso –  O nome da RosaSete anos no TibeteBlack Gold ).

  • Sergio Leone – (Itália)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sergio_Leone
(Recomendados 4 filmes: Era Uma Vez na América3 Homens em Conflito  – Os últimos dias de Sodoma e Gomorra  Quando explode a vingança).

  • Luiz Buñuel (Espanha)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Bu%C3%B1uel
(Recomendados 5 filmes: ( A bela da tarde –  O anjo exterminador O fantasma da liberdade Terra sem pãoA idade do Ouro).

  • Akira Kurosawa – (Japão)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Akira_Kurosawa
(Recomendados – 5 filmes: (SonhosDersu UsalaA sombra do samurai Os sete samuraisRan ).

Em breve dicas sobre diretores e filmes do CINEMA BRASILEIRO de qualidade inquestionável.
Mulheres diretoras de cinema à frente de seu tempo.
Grandes filmes dos anos 2000.

Mas, você também precisa assistir: O mercador de Veneza 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP