DestaquesNacionalSociedadeTecnologia

Recife – Tecnologia e Inovação

Centro da capital pernambucana será transformado em local de experimentação tecnológica e de inovações – EITA Labs (Porto Digital) realizará projetos para construir soluções inovadoras e melhorar a vida da população em geral – “mas, um homem roubado nunca se engana!”

Redação

Recife, PE – 05/07/2022.

2 Minutos.

Foi aberto no último mês de maio o edital do EITA Labs, que oferece recursos para transformar o parque tecnológico do Porto Digital, instalado na área central da cidade de Recife – PE, espaço conhecido pela produção de serviços de tecnologia da informação e produção de softwares, em áreas de experimentações tecnológicas e inovadoras de empresas e startups.

“Um dos grandes diferenciais do EITA Labs é que as soluções desenvolvidas na capital pernambucana poderão ser incluídas no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. Essa iniciativa é fruto do termo de cooperação técnica assinado entre o Recife e a entidade privada. O principal objetivo é que ambas as partes possam realizar projetos em parceria para construir soluções inovadoras e smarts cities, melhorando a vida da população em geral”, explica Pierre Lucena, CEO do Porto Digital.

Ainda segundo o CEO, o edital aberto já apresenta algumas soluções e possibilita que as empresas tenham um ambiente de teste para ser realizado. “No Brasil ainda não existe nenhum carro autônomo que pode ser testado, por exemplo, somente no bairro do Recife, onde o Porto Digital está localizado. Essas e muitas experiências poderão ser feitas a partir dessa parceria que foi firmada”, destaca Lucena.

Fora do centro velho turístico, os excluídos (Img. Inês Campelo/MZ Conteúdo)

As soluções a serem experimentadas no território do EITA Labs devem se enquadrar nos seguintes eixos temáticos: meio ambiente; tecnologia e inovação; segurança; economia, finanças ou empreendedorismo; governança; urbanismo; saúde; educação; energia; habitação; esporte, cultura ou recreação; telecomunicações; mobilidade e acessibilidade; agricultura; saneamento; ou turismo.

Tecnologia X Misérias – Uma luta Política

Pelas regras, as empresas e startups poderão submeter, ao mesmo tempo, até cinco projetos num mesmo edital. Recife – Tecnologia e Inovação

Entre os critérios de avaliação para autorizar os experimentos, o comitê coordenador levará em consideração o grau de inovação e de maturidade da solução, o impacto na vida dos cidadãos e no seu meio a partir da tecnologia escolhida, a capacitação técnica da equipe que vai conduzir as experimentações, além de verificar se o experimento atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre outros preceitos. A cada fundamento será atribuído um peso, refletindo seu grau de importância.

A partir da publicação do edital, as empresas e startups interessadas deverão inscrever as soluções que desejam testar no Centro do Recife através do portal EITA Labs. Cada entidade interessada terá o prazo de seis a 12 meses para realizar as experimentações, podendo renovar esse tempo a depender das avaliações do Conselho Gestor e do Comitê Coordenador do Programa Recife Living Labs (CCRLL) – responsáveis pela curadoria dos projetos.

Ancoragens

Porto Digital foi fundado em 2000 (como proposta por Silvio Meira), o parque tecnológico pernambucano atua nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e futuro das cidades. O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco.

Na sua fundação, o parque tecnológico era formado por apenas três empresas e 46 pessoas. Atualmente, o Porto Digital abriga mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo, com 14,7 mil profissionais e empreendedores. Esses empreendimentos geram um faturamento anual de mais de R$ 3,67 bilhões. Já em 2021 foi considerado o terceiro maior setor de serviços na capital pernambucana. Empresas de vários portes compõem o ecossistema do Porto Digital, de startups a multinacionais.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Fechado para comentários.