CiênciasDestaquesMeio Ambiente

Diário de Uma Onça

Caçada indiscriminadamente por fazendeiros, a onça está no topo da cadeia alimentar do novo mundo. Endeusada pelos Maias, antes da chegada dos europeus ao continente, é ponto de equilíbrio natural. Come Jacaré, anta, caititu, capivara, cobra, macaco, aves, peixes, ovos, cabras, ovelhas, bois, bezerros, cavalos. Uma variada gama no cardápio de sabores baseados em carne sustentam o maior felino das Américas. Mas, se tiver uma indigestão, sabe onde tem um capim que resolve…ISA CTEEP patrocina documentário Diário de Uma Onça, que chegará aos cinemas em 30 de novembro.

Redação

São Paulo, 06 de Dezembro de 2023

1,8 Minutos.

Documentário conta a jornada verídica de três gerações de onças-pintadas que conseguem sobreviver no Pantanal. O trabalho da ONG Onçafari traz o filme com narração em primeira pessoa da atriz Alanis Guillen, intérprete de Juma no remake da novela Pantanal.

A produção também estreia na Globoplay, em 6 de dezembro em comemoração ao Dia Nacional da Onça-pintada com patrocínio da ISA CTEEP, empresa de transmissão de energia no Brasil.

A data comemorativa é dia 29/11, mas o filme doc. chegou aos cinemas em 30 de novembro, na rede CINE LT3, e à Globoplay em 6 de dezembro, com patrocínio da companhia. O filme – uma coprodução WCP, Ventre Studio e Globoplay – narra a jornada verídica de três gerações de onças-pintadas que conseguem sobreviver no Pantanal (MS), graças ao trabalho de reintrodução dos felinos na natureza, promovido pela ONG Onçafari.

É, a partir desse feito, a primeira da história que reintroduz, com sucesso, a espécie em seu habitat natural. O documentário relata uma relação de coexistência entre onça e ser humano. A atriz Alanis Guillen, dá voz à Leventina, jovem felina que precisará se proteger de predadores e ameaças humanas, em meio aos avanço das mudanças climáticas.

De mãe pra filha!

Por meio do olhar de Leventina, o público poderá conhecer a jornada verídica de três gerações da espécie. Incluindo Fera, a avó e primeira no mundo a ser reintroduzida com sucesso na natureza e Ferinha, a mãe onça representando um marco na continuidade da espécie. Sozinha, na imensidão do Pantanal, a jovem felina deverá lutar pela sobrevivência a cada dia, assim como fizeram suas ancestrais.

Diário de uma Onça
            A mãe tem bem mais melanina. (Img. Web)

Para Mario Haberfeld, fundador da ONG Onçafari e um dos produtores do filme, “o documentário Diário de uma Onça compartilha o sucesso da reintrodução de animais na natureza.

É uma das iniciativas de conservação do Onçafari. Esse processo pode ser usado em outros biomas e até mesmo em outros países.

Com essa história verídica, narrada pelo olhar de Leventina,  queremos conquistar diferentes públicos, além daqueles que já gostam e são sensibilizados pela natureza”.

Esforços conjuntos promocionais

“É uma grande alegria reafirmar o nosso compromisso com a preservação. É mais uma parceria do Onçafari realizar o documentário Diário de Uma Onça.

A partir do Programa Conexão Jaguar, temos a missão de promover a conscientização sobre esta causa tão urgente. O combate às mudanças climáticas e de inspirar ações concretas para a proteção do nosso planeta”, diz Ana Carolina David, da comunicação da ISA CTEEP.

Com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três anos, o documentário é dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus documentários como Earth at Night (AppleTV+).  Mario Haberfeld, ex-piloto de F1, fundador da ONG Onçafari e Fábio Nascimento, cineasta e fotógrafo documental completam o time.

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP