ConteúdosDestaquesNacional

Escola – Racismo – Pele escura

As crianças serão antirracistas ao aprenderem nas escolas sobre História, Cultura e Cosmologias diversas africanas? Mesmo que tenham adultos repetindo discursos racistas e advindos de construções baseadas no Eurocentrismo, trazido ao Brasil pelo Colonizador?

Glória Freitas

São Paulo, 07/02 de 2022.

São inúmeros os conhecimentos a serem transmitidos! Uma parte da África conectada com o nosso país, na colonização portuguesa, desde a chegada de muitos de africanos escravizados e de origem Bantu, vindos de muitas partes da África, dos atuais países como Congo e Angola, entre outros países nomeados pela palavra Bantu. “Podemos designar como região de línguas Bantu uma imensa região correspondente a quase metade do território africano, indo de Camarões no Atlântico ao Quênia no Índico, incluindo todos os países até a África do Sul”.(CUNHA JUNIOR, 2010, p. 30). Eles influenciaram a nossa língua falada no Brasil, entre muitas influências na cultura brasileira.

A Cosmologia Bantu envolve termos como NTU, MUNTU, BANTU e UBUNTU.(CUNHA JUNIOR, 2010). “NTU, o princípio da existência de tudo. Na raiz filosófica africana denominada de Bantu, o termo NTU designa a parte essencial de tudo que existe e tudo que nos é dado a conhecer à existência”. (CUNHA JUNIOR, 2010, p. 26).

Escola - Racismo - Pele escura
Guerreiros Bantus – projeção artística (Img Internet)

Ntu explica existências humanas e da natureza. NTU é um consistente conjunto de filosofias africanas, de origem Bantu, para explicar a força vital e versa sobre a “vida-em-movimento desenvolvidas pelos pensadores/as africanos das tradições orais e tradições escritas da antiguidade e/ou da contemporaneidade”. (MALOMALO, 2019, p.79).

Explicam a vida em intenso movimento. É filosofia africana, Bantu, é filosofia ubuntu. A palavra Ubuntu aparece em línguas bantu. Ubuntu é um gerundivo (gerundive) abstrato que exprime a filosofia de vida dos povos da África e falantes de línguas não europeias, como as línguas Bantu. Ubuntu envolve a concomitante ideia de Tornar-se (via a ser?),  Ser, ser como manifestação do movimento como princípio do Ser, Existir Ser estável, durável. (OBENGA, 2004).

São verbos falados por povos diversos e antigos, seja do Egito, ou outros, em diversas
épocas, expressando de modo perfeito a concepção filosófica Ubuntu sobre o mundo.
Na concepção Ubuntu as “Coisas não tem a fixidez e inflexibilidade que acreditamos que elas tenham. As coisas são mutáveis e em movimento na Terra, no céu, em baixo d’água, etc. A Terra e o céu, eles mesmos se movem”. (OBENGA, 2004, p.39). Significando Energia ou vida em plenitude, o devir cósmico, a concepção de Energia ou Vida-em-Plenitude (MALOMALO, 2019).

Ubuntu quer dizer que cada existência deve ser definida pela existência das outras existências. “Eu, nós, existimos porque você e os outros existem; tem um sentido colaborativo da existência humana coletiva. As línguas são um espelho das sociedades e dos seus meios de nomear os seus conhecimentos, no sentido material, imaterial, espiritual” (CUNHA JR, 2010, p. 26). Fora isso, só barbárie como sofreu Moïse.

Glória Freitas – Formadora de Docentes de Educação Básica/Doutora Educação Brasileira UFC/Mestre em Psicologia e Educação USP/Pesquisadora