ConteúdosEducadoresLiteraturaNacionalRecentesSociedade

5 de Maio dia da Língua Portuguesa

5 de Maio é da Língua Portuguesa e uma série de eventos em comemoração da data de aniversário da língua de Camões, aconteceram nos vários países lusófonos, dentre os quais destacamos : Mulheres poetas na língua portuguesa, lançamento de livros e um vídeo explicativo.

CPLP

São Paulo, 10 /05 de 2021.

1 Minuto

9 são os países do mundo que falam a língua portuguesa. Estão Na América do Sul, na Europa, na África e na Ásia. A lusofonia é um fenômeno social histórico mundial, e parece obedecer a uma estratégia de disseminação bem articulada, desde antes do século XVI, que também resultou na colonização do Brasil lusitanos.

Uma pesquisa história mais bem detalhada pode tornar claro os método utilizados pelos portugueses que parecem ter sido bem parecidos em todos os países onde suas frotas e expedições chegavam. Ou seja, Portugal tinha um jeito de chegar e dominar países e culturas diferente dos outros europeus conquistadores.

Não se pode afirmar que não era, de certa forma, bem violento. Nenhum povo gosta de ser invadido, de ver seu território ocupado por estranhos, de culturas e costumes muito diferentes, e com intenções obviamente contrárias ao modo de vida local. Sabe-se que ingleses, espanhóis, franceses, italianos, alemães, belgas chegavam com canhões, armas de fogo, espadas, ferro e muita selvageria em suas colônias. Portugal também.

5 de maio é da língua portuguesa - A Escravidão foi um dos piores erros cometidos pelos colonizadores. Escravos sendo castigado no pelourinho.
A Escravidão foi um dos piores erros cometidos pelos colonizadores. (Img . Internet)
Entre a cruz e a espada

Mas, há um traço menos agressivo, mais humanista, que não descaracteriza o invasor e sua tentativa de se impor aos autóctones. E este era praticado pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, uma organização baseada na cultura e ne inteligência, mas que agregava entre suas colunas, vários guerreiros, armados e dispostos a derramar sangue do “inimigo” se a função sacerdotal de pregação pela palavra de Cristo encontrasse alguma resistência.

Desta forma Portugal logrou constituir um império expansionista bastante razoável, bem ao modelo romano, e acumulou certa fortuna, mas, por ser menor em relação aos três grandes impérios da época, o inglês que se opôs à França e à Espanha, acabou por “vacilar” na manutenção e no desenvolvimento, exatamente porque baseou sua expansão num único ponto – explorar sem desenvolver – ou seja, não aplicou os recursos que obtinha no desenvolvimento inteligente de suas colônias. A escravidão foi um dos piores erros cometidos pelos colonizadores. Estas não importavam, tudo era para a metrópole em Lisboa.

Claro que os os outros países colonialistas da época pensavam o mesmo. Mas, tinham projetos que previam o desenvolvimento das colônias, até certo ponto, sem dúvidas, mas sabiam e pensavam que era muito mais inteligente uma colônia próspera, rica e feliz do que um quintal cheio de problemas como doenças, ignorância, fome e, claro, consequentemente as guerras… Pode ter sido esta uma das grandes diferenças entre o Império Romano Latino do Sul e o Império Romano Germânico do Norte.

Mas, isso é assunto para outra ocasião.

Aqui e agora alguns dos eventos da comemoração da data 5 de Maio é da Língua Portuguesa:
Mulheres poetas na língua portuguesa:
https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=9108&M=NewsV2&PID=10872
Lançamento de livro: Sonhar Brasília
https://www.cplp.org/id-4447.aspx?Action=1&NewsId=9105&M=NewsV2&PID=10872
Vídeo informativo:
https://www.youtube.com/watch?v=rh8ld0X076Q


Publisher

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP