ConteúdosEconomia PolíticaNotíciasRecentesSociedade

Dia Mundial da Pizza – Aqui!

Pizza é um alimento que tem atitude politica na sua raiz. Aqui no Brasil é muito comum vê-la surgir após grandes comoções e falhas éticas, profissionais e ou morais na condução da coisa pública nacional. Tanto que já nos acostumamos a dizer: “Vai acabar tudo em pizza!” Simples: porque pizza é uma mistura de pão (a massa é a mesma) com tudo o que você puder colocar em cima (use a imaginação), o que geralmente atrai, teoricamente, todos para un buon pasto!”

São Paulo, 11/07/2022.

1 Minuto.

Mamma mia, è davvero delizioso!” Sim, estamos falando dela: a Pizza, esse prato que apesar de sua origem italiana, há muito tempo se tornou um patrimônio mundial e hoje é consumido em diversos países, inclusive no Brasil. Aliás, nós brasileiros somos apaixonados por essa deliciosa massa fina assada e que recebe, além do molho de tomate e do queijo, uma infinidade de recheios. De acordo com dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, somos o segundo maior consumidor de pizza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Por aqui, segundo a entidade, são produzidas cerca de um milhão de pizzas por dia, sendo que só a cidade de São Paulo, fica com mais da metade desse total.

Pois é, a paixão de nós brasileiros por essa delícia é tanta que criamos um dia só para ela, 10 de julho, e que esse ano cai em um dia da semana bem sugestivo: domingo. A data foi instituída em 1985, pelo então secretário de turismo do Estado de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, que na época lançou um concurso para escolher as dez melhores receitas de pizzas de mussarela e margherita.

Dia Mundial da Pizza - Aqui!
Tem calabrezza? No, solo spazzatura! (Img Web)

E para fazer em casa una tale delizia, não precisa nem falar outro idioma, é só ter uma boa receita. Farinha de trigo branca ou integral, depende de sua vontade, gosto ou opções. Água e sal – básico! “È pronto!” Por isso, para celebrar o dia 10 de julho que se repete em quase todo dia que um escândalo acontece no país, feitos já naturalizados e banalizados pelo jogo (des)educativo das elites “desinteressadas” e pela mídia tradicional, como sempre – política e futebol não se discutem…nem religião, certo?

Por isso AEscolaLegal celebra aqui com uma taça de ‘chiantti di buona ceppa‘ nas suas redes sociais, uma sugestão de receita de massa para pizza braziliana que leva orçamento secreto, cortes na educação, mais de 680 mil mortos por covid, aumento do número de armas de fogo (“legais e ilegais” o que por aqui é quase a mesma coisa”) e violência contra mulheres, negros, pobres e desempregados, com mais de 15 milhões de desempregados (número estimado e minimizado), mas que deixa a mostra outros 30 milhões de esfomeados. “Una delizia!

É uma boa dica para quem quiser elevar o poder nutricional ou reflexivo informacional da pizza, se tiver estômago, e melhorar o processo de fermentação mental, fazendo com que a massa (não) se rompa com facilidade e ao mesmo tempo apresente uma crosta mais escura e amaciada e nervosa!