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Autonomia de Crianças Atípicas

Tudo tem seu tempo. Para desenvolver a autonomia de crianças atípicas no momento correto não se pode antecipar esse processo. O risco de causar desafios emocionais e cognitivos nas crianças é real.

Redação

São Paulo, 13/09/2023

1,8 Minutos.

O processo de amadurecimento e autonomia na vida das crianças é de grande importância e, muitas vezes, natural. Mas algumas delas precisam de suporte dos seus pais e responsáveis para alcançar a autonomia. Isto se dá por conta de suas neurodivergências, presentes nas crianças a adolescentes atípicos.

Por exemplo, TEA – Transtorno do espectro autista, TOD – Transtorno opositivo desafiador e TDAH – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Para a educadora parental e especialista em TOD, definir o momento certo é essencial para incentivar a autonomia em criança. Antecipar o processo antes da criança estar pronta pode causar desafios emocionais e cognitivos. “Por conta da pressão social, os pais podem acabar antecipando o momento correto de desenvolver autonomia do filho. O diagnóstico de uma neurodivergência influencia a maneira como o indivíduo processa informações e interfere no seu funcionamento cerebral. Por conta disso, precisamos entender o momento certo de trabalhar a autonomia com o jovem e adaptar a abordagem”, comenta.

Observando as necessidades de cada criança, é possível desenvolver a autonomia em situações que o filho realmente demanda. Diferentemente de impor tarefas e expectativas, levando em consideração as crianças típicas, já que os jovens que têm uma questão do neurodesenvolvimento, apresentam maturidade inferior aos da mesma idade. É preciso ter paciência e respeitar a condição cerebral de cada indivíduo.

Aprender a se virar sem sentir-se abandonado

Desenvolver a autonomia de cada criança é nunca fazer por ela as tarefas que a própria é capaz de realizar. É um processo de fazer com o filho as demandas, até que ele consiga fazer sozinho. Este método é um movimento e uma ferramenta muito importante nesta fase.

“Em períodos de provas escolares, por exemplo, as crianças atípicas podem ter dificuldade em se organizar e ter um baixo rendimento. Por isso é importante o suporte dos pais para promover um ambiente acessível e organizado, para que o filho dê conta de toda demanda.

Portanto, pode ser feito um calendário de estudos, um mapa mental, resumos e vídeos sobre o tema”, explicou Andreia. “Sempre com o apoio dos pais, o que desenvolve o aprendizado de uma maneira mais estruturada, do que simplesmente esperar que a criança estude sozinha, o que não seria possível por conta da dificuldade de organização”, completou.

Desta forma, o apoio e o suporte dos pais e responsáveis em fortalecer a comunicação, dividir tarefas em etapas, praticar atividades de autocuidado com o filho são essenciais. Bem como estimular a ajuda em tarefas domésticas e incitar a interação social por meio de jogos e outras atividades. Tudo contribui para o estímulo do aumento de autonomia nas crianças atípicas.

Andreia Rossi – Master em Comunicação Social, Psicopedagoga – Educadora Parental

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