Jovens e Educação PolíticaPedagogos(as)Sociedade

Educação Infantil – o Dia

No Dia Nacional da Educação Infantil a importância de valorizar os primeiros passos da aprendizagem. Data marca a importância da primeira etapa da educação básica na formação integral das crianças.

São Paulo, 14/09/2023.

1 Minuto.

O Dia Nacional da Educação Infantil é celebrado no Brasil em 25/08. Com significado profundo, a data marca a importância da primeira etapa da educação básica na formação integral das crianças. Esta fase, que abrange o atendimento de crianças de 0 a 5 anos, é crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

O advogado Nilton Serson explica que a data foi escolhida em homenagem à Dra. Zilda Arns, pediatra e sanitarista reconhecida pelo seu trabalho à frente da Pastoral da Criança, organização que tem como objetivo a promoção e defesa da vida das crianças, contribuindo de forma significativa para a redução da mortalidade infantil e para a educação infantil no Brasil.

A fase inicial da educação é determinante para a construção de aprendizados fundamentais e para o desenvolvimento integral da criança. Além dos aspectos cognitivos, a educação infantil reflete a importância de:

Promover socialização: A criança aprende a conviver com outras, respeitando diferenças e construindo relações.

Desenvolver habilidades socioemocionais: Autoestima, empatia e gestão de emoções são alguns dos aspectos trabalhados nessa etapa.

Estabelecer a base para aprendizados futuros: Uma boa educação infantil pode influenciar positivamente o desempenho acadêmico da criança em etapas subsequentes da educação.

Educação Infantil - o Dia
Todos os dias. Cuidar com respeito, dignidade, dedicação. Distribuir a riqueza. (Img. Web)
Enfrentando os desafios do Brasil.

Das muitas dificuldades que conhecidas destacamos mais algumas que evidenciam o quanto é difícil para uma criança pobre nascer, desenvolver-se e chegar a uma vida digna no Brasil. Listamos:

*Acesso: Muitas crianças, especialmente em regiões mais carentes, ainda não têm acesso a creches e pré-escolas de qualidade.

*Qualidade: A formação de professores e a infraestrutura são áreas que necessitam de constante investimento e atenção.

*Políticas Públicas: É fundamental que haja políticas públicas efetivas de valorização e investimento na educação infantil.

O advogado, militante das agendas sociais inclusivas afirma que o Dia Nacional da Educação Infantil serve para reconhecer a importância desta etapa educacional. Ele reforça a necessidade de investimentos e políticas que garantam a qualidade e o acesso universal.

O dia é uma oportunidade de reflexão e comprometimento com os primeiros passos da jornada educacional de cada criança no país. Celebrar esta data é reconhecer que o futuro da nação se constrói desde os primeiros anos de vida de seus cidadãos.

Nilton Serson – Advogado.

[N.E.: A pobreza é um projeto. Tem objetivo, campo, intenção ideológica. É irmã siamesa do racismo, da misoginia, da xenofobia. As elites nacionais endinheiradas e seus asseclas sabem disso e investem esforços consideráveis para a sua manutenção. É, portanto, um crime deliberado e consciente. Passou a hora de mudar o paradigma.]