MulherSociedade

Etarismo X Mulheres

No Brasil, uma mulher que passa dos 40 anos é considerada “coroa”, passar dos 50 anos é velha e parece que não tem mais direito a recomeçar uma nova carreira, namorar ou mesmo viver!

Michelle Meneses 

Rio de Janeiro, 16/12 de 2021.

1 Minuto

A eterna juventude exigida cruelmente no Brasil é algo totalmente insano, pois, não existe a mesma cobrança em relação os homens.

Vocês sabiam que homens envelhecem? Ficam carecas e/ou com cabelos brancos? Que o corpo se torna um tanto flácido e disforme? Mas isso não é problema, porque para o homem “ficar mais velho” dá até um certo charme, um ar de bem sucedido e de poder. Já com as mulheres a cobrança do corpo perfeito e da eterna juventude é constante, constragedora e cruel!

Em recente entrevista, a atriz Ingrid Guimarães disse que já está sentindo isso na pele, prestes a completar 50 anos; para ela a cobrança é imensa, só faltando receber os pêsames! Combater o Etarismo, que é a discriminação de pessoas por causa da idade, no mercado de trabalho não é das tarefas mais fáceis. De maneira velada muitas empresas evitam até mesmo conferir com mais cautela o currículo daqueles que passaram dos 40/50 anos.

As empresas desperdiçam conhecimento, experiência e talento somente por causa do fator: Idade. Só o fato de estarmos vivos e termos atravessado uma Pandemia mundial, que ceifou a vida de mais de 615.000 mil brasileiros, deveria ser o suficiente para agradecermos por nossas vidas e pela possibilidade de envelhecermos.

Mas não é isso que ocorre, falta respeito e empatia por aqueles que estão no auge de sua vida adulta e que ainda têm muito a contribuir com experiência e capacidade para o desenvolvimento da sociedade e do mercado de trabalho.
A “velhofobia” é mais forte e perceptível em relação às mulheres!

Lutar para mudar essa mentalidade, que somente as mulheres jovens são mais bonitas, competentes ou aptas para o trabalho. Temos que ter um olhar mais apurado e despido de preconceito, e entender que cada idade, cada tempo de vida, tem sua beleza, sua força e sua sabedoria.

Quase chegando ao fim de 2021, somos todos sobreviventes, jovens ou não tão jovens, somos todos seres humanos batalhando por nossa felicidade! Seja Gentil, talvez amanhã. Seja você o “mais velho” da turma!

[N.E. – É de extrema incompetência e insensibilidade econômica e política, por que não?, deixar de fora da economia nacional, portanto do desenvolvimento e do progresso social, as mulheres apenas por conta de sua idade reprodutiva biológica.  O potencial intelectual delas, como os dos homens da espécie, se aprimora da mesma forma com o passar do tempo. Os inúmeros exemplos estão aí, crescentes e em diversos setores econômicos .]

Michelle Meneses – Advogada/Cientista Política/Escritora-Professora de Direito
Mãe Orgulhosa de 4 filhos

 

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

3 thoughts on “Etarismo X Mulheres

  • Marcos Aurelio

    Uma dura realidade! Creio no “poder de dar a volta por cima das mulheres”, hoje cada vez mais presente nos altos cargos da nossa sociedade, seja público ou de iniciativa privada. Se os homens não atentarem para os acontecimentos, sem dúvidas teremos uma sociedade matriarcal em nosso país.

  • Alice Aparecida Lisboa

    Concordo plenamente. Tenho 64 anos trabalho em média 10 a 12 horas por dia,mas se não tivesse meu próprio negócio com certeza estaria nesta estatística e não teria oportunidade de trabalho por conta da idade .parabéns pela colocação

  • elisangela Santos Penedo.

    É interessantíssimo a matéria ! Sentir o privilégio da idade sem deixar que ela nos aprisione ,não é uma constância .Mas … feliz daquela que dar-se a chance para estar em sintonia com o ciclo da vida e sua sabedoria .
    Faço jus ao que leio,e me sinto capacitada de fazer parte desta fase das mulheres de 50. É exatamente assim .Grata !

Fechado para comentários.