Nacional

2 em 1 Eleições e Democracia

AEscolaLegal localizou dois posts importantes sobre as eleições do primeiro turno para prefeitos e vereadores em todo o Brasil e em São Paulo de Novembro de 2020.

São Paulo, 17 /11 de 2020.

O primeiro oferece um panorama nacional das das mulheres no pleito, elas que são força imprescindível na construção e afirmação de uma sociedade justa, e o segundo da situação na cidade de São Paulo. É na prefeitura e na câmara dos vereadores das cidades que a Política tem peso, importa a tua diretamente sobre o cidadão, eleitor, contribuinte.

No primeiro post da série sobre os resultados das #eleicoes2020 , trazemos uma análise prévia da disputa majoritária.

Apenas 12% das prefeitas eleitas no primeiro turno das eleições deste ano são mulheres, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não houve mudanças em relação as eleições de 2016.

Esse número reflete a quantidade de candidatas mulheres apresentadas para disputar as prefeituras: apenas 13% das candidaturas. O que indica que talvez a maior barreira a eleição de mais mulheres para o Executivo municipal seja justamente a escassez de candidaturas femininas escolhidas pelas agremiações partidárias para a disputa.

As cores da Democracia no Brasil

Nas capitais que tiveram eleições, a única prefeita eleita no 1º turno foi a candidata à reeleição em Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB). Outras 4 candidatas disputam o 2º turno: Socorro Neri (PSB) em Rio Branco (AC), Marília Arraes (PT) em Recife (PE), Manuela D’avila (PCdB) em Porto Alegre (RS), Cristiane Lopes (PP) em Porto Velho (RO) e Delegada Danielle (CID) em Aracaju (SE). [N.E. do Linkedin]

As forças democráticas estão no 2o turno em São Paulo.

E muito animadas. De cada 5 eleitores mais de 2 votaram na onda mudancista. Na Câmara Municipal a bancada progressista cresceu.   As mulheres melhoraram sua representação. A voz da São Paulo invisível se fez ouvir e conseguiu avançar.

As forças de ultra-direita foram derrotadas na cidade. Emergiu uma São Paulo no meio da pandemia que demonstrou sua face de vigor renovador e de vontade transformadora.

Esta onda irreversível vai crescer neste 2o turno, curto e rápido, e poderá simbolizar com a vitória do candidato que mais encarna esta esperança, Guilherme Boulos, um caminho de superação e de muita perspectiva.

A batalha no 2o turno será extraordinária e vai depender da capacidade de enfrentamento, esclarecimento e convencimento de cada um.

Terceirizar isto para o candidato não existe. Os números do voto branco e nulo mostram a dimensão e fronteiras deste trabalho molecular e insubstituível.

Em todos os lugares, sem preconceitos, arrogância e nem falsos julgamentos. A jornada é promissora. São Paulo sairá desta com um nível de consciência crítica mais aguda.

Ainda falta muito para os candidatos entenderem o conceito amplo de Educação política

Fundamental para se criarem as bases sociais e implementar os pilares da Agenda mínima, necessária e imprescindível que a Conferência São Paulo Sua (CSPSUa) apontou.

Todo o vigor, esforço e capacidade para unir e incluir todas estas forças heterogêneas e plurais do vasto campo democrático são fundamentais para garantir o caminho da vitória. Possível e decisiva para o futuro da cidade e do País.

Mas não automática. São Paulo tem jeito.

Allen Habert – Diretor do CNTU – Engenheiro, organizador da CSPSua.