TecnologiaUniversidade

UN Lisboa – AEL é 3ª.

Estudantes pesquisadores do mestrado da Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa fizeram uma pesquisa e disponibilizaram os resultados no ambiente virtual de aprendizado (AVA) do curso. Dados estão disponíveis aos estudantes da graduação e interessados.

Lisboa, 19/05/2023

1,4 Minutos.

Segundo o blog Ciência e Educação do Laboratório de Educação e Tecnologias Digitais da Un. de Lisboa a revista AEscolaLegal aparece em terceiro lugar entre os melhores magazines de Educação.  A pesquisa foi feita no segundo semestre de 2022, como complemento às atividades apresentadas na ementa do curso pelo Dr. Fernando Albuquerque Costa, Professor da disciplina de Metodologia da Investigação I, do curso de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais do IEUL, e reponsável, entre outros, pelo projeto de Escolas Digitais.

UN Lisboa e AEL

As informações podem ser checadas no AVA da instituição, no âmbito de metodologia do curso de mestrado em Educação da Universidade, em concomitante relação com a criação das APAs – Ambientes Pessoais de Aprendizagem.

O que é um APA?

À semelhança de um e-portefólio, no contexto desta unidade curricular, um APA é entendido como um espaço pessoal online em que cada estudante organiza as aprendizagens que vai fazendo recorrendo às potencialidades das tecnologias digitais.

O APA que cada um irá criar constituirá, pois, o lugar de registo, organização e sistematização, quer do acompanhamento das atividades desta unidade curricular, nomeadamente da participação nas sessões síncronas e leituras dos textos sugeridos em cada módulo, quer do resultado das pesquisas efetuadas da iniciativa do estudante para aprofundamento dos temas.

A Unidade Curricular de Metodologia de Investigação I do curso de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (criada em 2017/2018), da Universidade de Lisboa, teve como proposta apresentar as configurações da investigação científica e tecnológica, principalmente no que tange à área educacional.

Constam como seus objetivos

Fazer uma primeira introdução às principais questões relacionadas com a investigação científica em geral e a que se realiza em particular no contexto da educação e da formação e tem como objetivos permitir ao estudante:

*Compreender a natureza da investigação científica, identificando etapas, componentes do processo e critérios de qualidade;
*Compreender a importância da formulação de problemas, questões e objetivos de investigação, e o papel da teoria, da revisão da literatura e da recolha de dados empíricos nesse processo;
*Distinguir os principais paradigmas de investigação em Educação e respetivos fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos;
*Tomar consciência dos principais desafios de natureza deontológica e ética na investigação científica em geral, e na investigação em educação em particular;
*Identificar características nucleares de diferentes métodos, instrumentos e técnicas de recolha de dados empíricos, sua construção, aplicação e análise;
*Organizar, comunicar e partilhar os resultados da investigação com a comunidade científica.

Conheça o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

[N.E.: Nossos sinceros agradecimentos pelo reconhecimento de nosso trabalho, missão e esforços.]

2 thoughts on “UN Lisboa – AEL é 3ª.

• Ahmad Ibn Sanz

Salam Al Alekhun! Muito boa esta conquista . Que Alah te dê tantas bençãos qtos. são os poços de petróleo dos 5 emires árabes!🌞 Em frente!

• Al Alekhun Salam! Obrigado Ahmad. Que Ele te ouça…rsrsrs

Fechado para comentários.