Processos de Significação da Equipe Gestora

O trabalho “PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO DA EQUIPE GESTORA EM RELAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR” , produzido pelo estudante de Iniciação Científica João Guilherme Bau Beneditti, teve como objetivo investigar na literatura sobre gestão escolar e em pesquisas que investigaram o tema e as significações dos gestores sobre suas relações na escola com os demais atores escolares e o poder público

João Guilherme Bau Beneditti

São Paulo, 20/11 de 2020.

Esta é só uma chamada para a página PROSPED onde está inicialmente hospedado o documento. O presente trabalho busca compreender o impacto dessas significações no modo que tem se desenvolvido suas ações.

Resumo

A presente pesquisa está fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo aqueles cunhados por Vigotski. Tem como objetivo investigar o tema das significações da equipe gestora escolar, bem como as relações que estabelece no ambiente e com os atores da escola.

Para este fim, foi realizada uma revisão bibliográfica dos artigos publicados a respeito do tema na plataforma de periódicos CAPES e também das produções do grupo de pesquisas ao qual se filia este trabalho.

A partir dos resultados, foi possível compreender que, apesar da existência da discussão científica a respeito dos atravessamentos e constituintes da função gestora da instituição escolar, as publicações estão circunscritas à grande área Educação e pouco dizem respeito ao modo como a equipe gestora pensa ou vive as relações que empreendem no ambiente escolar.

Com isso, evidencia-se a importância de fomentar a atuação e pesquisa da Psicologia escolar crítica com os sujeitos gestores e a consequente necessidade de assegurar espaços reflexivos fortalecedores do coletivo colaborativo na escola.

Considerações finais

Aqui, faz-se necessário retomar os objetivos para demonstrar a mudança de curso que o presente trabalho tomou desde sua gênese. A partir dos movimentos de revisão bibliográfica – realizados como alternativa às entrevistas – objetivou-se o levantamento e análise das produções na área de Psicologia no que diz respeito às relações dos sujeitos-gestores com a comunidade escolar e com o poder público, e como essas relações impactam na prática dos sujeitos-gestores na escola.

O movimento de levantamento ocorreu durante seis meses, dando seguimento ao início das atividades em campo (aplicação das entrevistas) em março de 2020, como planejado no cronograma. Contudo, devido à situação de isolamento proveniente da pandemia do novo coronavírus, as atividades em campo (foram substituídas pela continuação e aprofundamento do movimento de levantamento bibliográfico.

As conclusões provenientes da revisão bibliográfica estão dispostas a seguir:
Conclui-se, a partir das exposições de Souza e Petroni (2015), que um dos componentes das contradições vividas pelos gestores é proveniente do descaso do poder público com a condições materiais e simbólicas do ambiente escolar, criando políticas excludentes à participação democrática do corpo escolar.

Enquanto a relação com a educação assumir caráter meramente burocrático, a melhoria da educação como fundamento humano (como prevista na LDB) e a implementação da gestão democrática serão negligenciadas, considerando que o processo de gestão deve ser pautado nas necessidades dos atores escolares.

Em relação ao baixo número de publicações em Psicologia, é conveniente o questionamento a respeito da presença e do papel do psicólogo no ambiente escolar, e como a escassez de publicações impactam na formação crítica do psicólogo, reforçando a necessidade do fomento à pesquisa e às parcerias com as escolas estaduais e municipais como meio de resistência pela formação humana e integral do aluno.