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Psicomotricidade Infantil

Um ramo da Ciência física incidente na Educação, com implicações na saúde mental da adequação corporal a sua utilização harmonicamente, a Psicomotricidade é um campo do conhecimento científico que estuda o ser humano e seu desenvolvimento através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

Junior Cadima

São Paulo, 15/03/2023

1 Minuto.

Ao contrário do que muitos pensam, essa área do conhecimento não se resume em apenas compreender o movimento do corpo, ou seja, não se trata apenas da mobilidade, mas sim da integração dela com os aspectos emocionais e cognitivos das pessoas. E, por isso, é tão importante no processo de aprendizagem das crianças.

Os movimentos corporais permitem aos pequenos a possibilidade de explorar e perceber o contexto ambiental, vivendo experiências concretas, o que reforça de maneira significativa o desenvolvimento infantil. Dessa forma, esse tema é fundamental para pais e professores, principalmente no início do ano, quando as crianças estão iniciando a vida escolar – ou voltando à rotina da escola – e explorando o entorno e conhecendo um mundo novo.

Psicomotricidade Infantil
Desenvolver e refinar o uso do corpo das crianças. (Img. Web)

A psicomotricidade também influencia significativamente na aquisição da leitura e da escrita. Em suma, ajuda a desenvolver habilidades sensoriais, motoras e cognitivas essenciais para o processo de alfabetização.

Eis cinco motivos pelos quais a psicomotricidade infantil  contribui na alfabetização das crianças:

  • Desenvolvimento da coordenação motora fina: As atividades que envolvem movimentos finos, como desenhar, pintar, recortar e colar… Fortalecem os músculos das mãos e dos dedos e melhoram a habilidade de escrever.
  • Psicomotricidade Infantil
  • Estímulo à percepção visual: Brincadeiras que estimulam a identificação de objetos e a classificação de formas. Cores e tamanhos ajudam a desenvolver a atenção aos detalhes e a habilidade de observação. Assim, muito importantes para a identificação de letras e palavras.
  • Desenvolvimento da atenção e da memória: Atividades de memorização de sequências, como jogos de tabuleiro e quebra-cabeças ativam a atenção e a memória. Ou seja, são habilidades fundamentais para a leitura e a escrita.
  • Estímulo à criatividade e imaginação: Criação e representação de histórias, como dramatizações, brincadeiras de faz de conta e jogos de interpretação. Isso desenvolve a capacidade de criar narrativas, o que é essencial para a produção de textos criativos.
  • Promoção da interação social: jogos e brincadeiras que envolvem a leitura e a escrita em grupo ajudam no desenvolvimento de habilidades sociais importantes para o futuro sucesso acadêmico e profissional, já que proporciona experiências entre as crianças, promovendo a cooperação e o trabalho em equipe na aprendizagem da leitura e da escrita.

Portanto, a Psicomotricidade Infantil deve ser trabalhada de maneira intencional e planejada tanto na Educação Infantil nas escolas, quanto em casa, pelos pais, enquanto dedicam tempo de qualidade aos pequenos.

Junior Cadima – Psicopedagogo e especialista em desenvolvimento infantil.

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Redação

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