SaúdeSustentabilidadeTecnologia

NILO e Autismo

De olho nas necessidades individuais, soluções tecnológicas ganham protagonismo e relevância no dia a dia do setor da saúde. Nilo defende uso de tecnologia na gestão de terapias seriadas, como Transtorno do Espectro Autista.

PATROCINADO

São Paulo, 04/03/2024

2,8 Minutos.

Pesquisa realizada pela Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), revela gasto com terapias para tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O transtorno, que refere-se a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, superou 9% do custo médico nos planos de saúde individuais e familiares.

Com o crescimento de gastos para as operadoras de convênios no último ano, por conta desse modelo de terapia, diferentes players do setor da saúde foram confrontados por novos desafios com as mudanças regulatórias anunciadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  Estas normas determinam que os pacientes com TEA tenham direito a um número ilimitado de sessões, sem negar cobertura, quando prescrito pelo médico. Ou seja, a conta não fecha.

É quando a tecnologia surge como uma aliada poderosa para os tratamentos, proporcionando novos recursos inovadores que auxiliam todos os lados envolvidos. Desde os planos de saúde até o paciente de forma indireta, além de experiências educacionais e terapêuticas, adaptadas às necessidades individuais.

Soluções anunciadas

Os recursos tecnológicos proporcionam uma série de benefícios para tratamentos com terapias seriadas. Além de facilitarem o acesso rápido à informação e dados dos pacientes, possibilitam também um maior controle da jornada terapêutica. Garantem um acompanhamento padronizado e a redução de desperdícios, além de uma melhor compreensão das especificações e evoluções das pessoas com espectro autista e outros transtornos.

NILO e Autismo
Atendimento personalizado via Whatsapp. (Img Web)

Portanto, a capacidade das soluções tecnológicas gera maior eficiência para os envolvidos em toda a cadeia. Promovem uma utilização mais apropriada de recursos, como consultas com os profissionais corretos, o uso de exames além de outros procedimentos realmente necessários.

Atenta a este cenário, a Nilo – Healthtech oferece uma plataforma SaaS para a navegação e coordenação de pacientes.

Deste modo, apresenta uma solução white label que tem contribuído cada vez mais para a mudança da forma como os players de saúde operam, inclusive em casos como os das terapias seriadas.

O software atua em três pilares: gestão de captação e relacionamento com pacientes pelo Whatsapp, entrega de atendimento digital por telemedicina e uso de dados diferenciados para a tomada de decisão clínica e de gestão de saúde.

Abrangência

Já os profissionais de saúde ganham mais visibilidade e interação com os beneficiários e suas famílias, atuando de maneira mais efetiva no direcionamento do tratamento eficaz para um desfecho positivo. Assim, facilitam a navegação para a rede de prestadores mais qualificada para cada caso.

“Temos como objetivo ser o braço direito de organizações de saúde, romper as barreiras da comunicação e aprimorar a experiência em saúde. Por meio de uma navegação eficiente e automatizada, com inteligência de dados, promovemos nos pacientes uma jornada de cuidado objetiva, engajadora e resolutiva”, afirma Ana Carolina Raymundo, Diretora de Saúde da Nilo.

Além da praticidade, a utilização da tecnologia SaaS cria um sistema de saúde mais sustentável e eficiente, visto que possibilita uma gestão individual e populacional. Garante-se, desta maneira,  no caso das terapias seriadas, que a mais adequada seja utilizada no momento correto, por meio de avaliações e relacionamento constante com os pacientes.

A adoção de plataformas como a da Nilo é um passo em direção a um modelo de saúde que valoriza a experiência do paciente e a qualidade do cuidado. Portanto, mantendo o foco na sustentabilidade financeira e na excelência operacional.

“As terapias seriadas são intervenções relevantes no planejamento de cuidado ao longo prazo dos pacientes. O tratamento contínuo oferece uma oportunidade de gestão para doenças neurológicas, que necessitam de um cuidado extenso e precisam de processos definidos e automatizados. Consegue-se isso por meio da tecnologia de modo mais efetivo e personalizado, de acordo com cada paciente”, complementa Ana Carolina.

NiloPlataforma SaaS automatizada de captação, engajamento e navegação para profissionais de saúde. Atende pacientes em clientes como Albert Einstein, Grupo Fleury, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Telavita, Beneficência Portuguesa, Conexa, Cannect, entre outras.