ConteúdosCultura SistêmicaSociedade

Museu Japonês – Visite

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955. Fugidos dos efeitos nefastos da segunda guerra, e com uma missão de grande significado para a comunidade nipo-brasileira no relacionamento Brasil-Japão. Organizar as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 1958. E assim foi feito. E, essa referência da representatividade do Bunkyo atribuída desde seu nascimento tem sido preservada (e praticada) ao longo desses anos.

Com o final do conflito, antigas associações ressurgem e novas são criadas a partir de iniciativas das comunidades locais. E em 1954, surge a possibilidade de estabelecer uma entidade centralizadora a partir da comissão organizadora montada para participar da comemoração do 4º Centenário da cidade de São Paulo.

Presidida por Kiyoshi Yamamoto, a comissão reuniu representantes das lideranças locais, dos órgãos japoneses sediados no Brasil e buscou retomar o intercâmbio com o governo japonês.

Paciência, Perseverança, como traços culturais

Como um dos resultados desses esforços, o Japão, além de participar com representantes de outros países da Grande Feira Internacional organizada para inaugurar o Parque Ibirapuera; em parceria com a comunidade nipo-brasileira, construiu e presenteou a Cidade com o Pavilhão Japonês, uma edificação inspirada no Palácio Imperial Katsura.

Museus de antigas novidades
Uma ala do Palácio Imperial Katsura e a planta arquitetônica das 12 alas. Arte e cultura – em Kyoto/ Japão. (Img Web)


Em 1955, passada a festa, foi decidido que a comissão organizadora não deveria ser dissolvida e sua estrutura ser aproveitada para coordenar as festividades dos 50 anos da imigração japonesa em 1958.

Nascia, portanto, em 17 de dezembro de 1955, a Sociedade Paulista de Cultura Japonesa, instalada numa sala alugada na Avenida Liberdade, próximo da Praça da Sé. Lá se cuidava e realizava seus eventos públicos no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera.

Além do Bunkyo, outra organização teve origem na Comissão Colaboradora da Colônia Japonesa Pró-IV Centenário da Cidade de São Paulo.
Na sua dissolução foi proposta a constituição de uma entidade do tipo Sociedade Amigos do Japão, e em 17 de novembro de 1956 é fundada a Aliança Cultural Brasil-Japão.

Além de representantes da comunidade nipo-brasileira, também incluiu expoentes da sociedade paulistana não nikkeis. Seu primeiro presidente foi o poeta Guilherme de Almeida, (que presidira a Comissão Organizadora do IV Centenário) e vice-presidente Kiyoshi Yamamoto, então presidente do Bunkyo.

Mais sobre o Japão leia aqui e também assista: A Era dos SamuraisAssista também os filmes de Akira Kurosawa aqui

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.