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O Novo Ensino Médio é Adequado?

Evento promovido por empresa espanhola com filial no Brasil, nos dias 16 e 17 deste mês, viu oportunidades com a mudança curricular

Diversas perguntas precisam de ser respondidas antes desta. Por exemplo: o que é ‘adequação à realidade brasileira’? Ou antes: qual é a realidade brasileira; e ela corresponde algum projeto específico, e se sim, quais são os autores deste projeto? Os objetivos do projeto são criar um país socialmente justo, livre, democrático, republicano, autônomo, com educação, saúde, trabalho, moradia, desenvolvimento, progresso, ciência e tecnologia ao alcance de todos? Ou será este país só para alguns (geralmente que não vivem aqui!)?

E por fim, o que é afinal o “novo ensino médio“? Na interpretação deste jornalista “é a aplicação dos conceitos definidos nas ETECS, de ensino profissionalizante com a utilização de ferramental tecnológico, uma velha novidade, adequada à proposta de verticalização do aprendizado/conhecimento. Ou seja, o aluno escolhe o que quer estudar com vistas a sua profissionalização.

Desde já está embutida a ideia de que ele não tem muitas escolhas – as profissões já estarão definidas na oferta da grade curricular, assim como eram as disciplinas anteriormente, mas entende-se que fundamentalmente a divisão das classes sociais – estigma do capitalismo industrial, seja qual for o número de revoluções que promover, como foram vistas desde o fim do século XVII, sofrerá uma atualização baseada não mais na distinção entre força de trabalho X meios de produção, mas em uma pretensa qualificação do trabalhador. Quase como uma formiga, e assim firma-se, definitivamente, o status que tanto querem negar – nada mudará! Ou, se o fizer, será como retrocesso histórico!” Vide: Corporações de Ofício.

O Novo Ensino Médio é Adequado? Ou será só uma readequação aos moldes medievais das corporações de ofício?
O Novo Ensino Médio é Adequado? Ou será só uma readequação aos moldes medievais das corporações de ofício? (Img.: Internet)
A dança parada do sistema!

As mudanças e as perspectivas propostas pelo Novo Ensino Médio foram tema de discussão na “Imersão: Novo Ensino Médio”, evento online e gratuito promovido pela Santillana nos últimos dias 16 e 17.

A programação contou com palestras de especialistas e profissionais da educação que abordaram, de forma prática, o que muda e as possibilidades do novo modelo curricular para a formação dos alunos, bem como os impactos da transição à nova lei na trajetória de alunos, professores e instituições de ensino.

“O ensino no Brasil hoje possui um currículo com grande espessura e pouca profundidade”, constatou o professor e diretor da SIEDUC Santillana Francisco Ribamar Monteiro, em sua fala de abertura do evento. Para ele, novos tempos pedem novas formas de aprendizagens e o Novo Ensino Médio foi criado pensando em suprir essa necessidade.

O primeiro dia contou com uma mesa redonda em que a especialista em educação híbrida Luci Ferraz, destacou a importância de dar protagonismo ao aluno, dou seja, colocá-lo no centro do ensino a partir do novo modelo. “Estudantes são muito mais que uma nota no boletim e para mostrar isso eles precisam de espaço de fala e oportunidades de escolha para a vida. A participação protagonista do aluno vai variar de acordo com o comando do professor, os eixos norteadores são fundamentais nesse processo”, afirma.

A mesa também contou com a participação do consultor de políticas públicas, João Quaresma e do pedagogo Denis Drago, que discutiram os impactos das mudanças na vida dos professores. Eles destacaram a urgência em se pensar, no futuro, uma reformulação das grades acadêmicas para quem pretende lecionar. A conversa foi mediada pelo jornalista Antônio Gois, diretor da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Empresas veem primeiro. A Educação segue atrás.

“O método pelo qual o professor aprendeu no passado é diferente do que ele ensinará daqui para frente. Evoluímos, e é natural que as metodologias acompanhem as mudanças. Todos ganham nesse sentido, inclusive os profissionais, que vão se reinventar e até mesmo se encontrar na sala de aula”, destaca Denis Drago.

O especialista também defende a necessidade de uma mudança na avaliação final dos alunos. “Essa avaliação para a entrada do estudante no ensino superior não mudou, as provas continuam as mesmas. Não podemos fazer uma mudança completa se a porta de saída do aluno não mudou”, ressalta.

O segundo dia de evento teve a palestra da jornalista Marta Avancini (Jeduca) sobre o “Novo Ensino Médio na Mídia” e o papel da imprensa no esclarecimento das mudanças do sistema escolar nos próximos anos. Os participantes também acompanharam a apresentação de Eduardo Trindade, diretor da Advantages DLS, sobre a formação bilíngue a partir da nova grade, que divide a experiência do aluno entre formação geral básica e itinerários formativos.

O executivo também falou sobre a possibilidade de adoção da certificação de duplo diploma de Ensino Médio por meio do Educate Bilingual Program, solução educacional para escolas da Richmond, uma marca do portfólio da Santillana. Na última sessão do evento, os participantes de escolas de todo Brasil puderam tirar dúvidas com profissionais da educação sobre demandas específicas de suas instituições.

Para Eny Muniz, Diretora Pedagógica da SIEDUC Santillana, o evento cumpriu a missão de mostrar que a realização do Novo Ensino Médio é possível e que ele pode ser incorporado à realidade da escola, do aluno ou da região de ensino, com o apoio da Santillana para fazer as adaptações, fundamentais para uma transição com confiança.

“Teremos ganhos significativos de conhecimento para todos. É a chance de trabalharmos um conteúdo adequado à nossa realidade. Precisamos entender qual é a educação que os jovens precisam hoje para estarem preparados, seja para o mercado de trabalho, para a universidade ou para a vida”, finaliza.

Santillana – fundada na Espanha em 1960, é o braço editorial do grupo PRISA

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP