CiênciasConteúdosMeio AmbienteSustentabilidade

Tesourinha: Inofensivo amigo das plantas

O Reino animal é formado por uma diversidade de animais com diferentes formas e hábitos. Nesse mundo cercado de mistérios e curiosidades, temos um inseto amigo, desnecessariamente temido, cujo nome é Tesourinha.

Tatiana de Oliveira Ramos   – Gleycon Silva

Poços de Caldas – MG – 22/01 de 2022

Esse animal faz parte da ordem Dermaptera e da família Forficulidae. Têm hábito noturno, contudo pode ser visto durante o dia sobre as plantas ou escondidos em frestas, com preferência por locais úmidos. O seu desenvolvimento biológico é considerado incompleto, passando pela fase de ovo, ninfa e adulto.

As ninfas e os adultos são excelentes predadores, que caminham em direção a suas presas e as devoram. Em dias chuvosos podem ser encontrados dentro de casa, contudo, vale ressaltar, que sua presença não faz mal ao homem. Uma característica importante da tesourinha, e que está relacionado com seu nome são os de cercos em forma de pinça, estrutura morfológica presente no final do seu corpo.

Tesourinha: inofensivo amigo das plantas
Um importante aliado no combate às pragas das lavouras, hortas e jardins (Img. Internet)

Os cercos podem causar medo no homem, mas é uma estrutura extremamente importante na vida da Tesourinha. Auxilia na reprodução, pois é utilizada no acasalamento, é usada para desdobrar as asas para o voo e na alimentação na captura da presa. Quando encontrar uma Tesourinha no seu jardim ou dentro de casa, observe a forma dos cercos, se for arqueado e robusto, provavelmente, esse inseto é um macho, se os cercos forem simples, retos e não arqueados será uma fêmea.

Agora que conhece um pouco sobre a Tesourinha, pergunte-se: mas afinal, por que esse inseto é importante? Por que devemos cuidar desse animal na natureza? A Tesourinha é um inseto do bem, um predador habilidoso e eficaz que devora insetos como pulgões, cochonilhas, ácaros, tripes e ovos de lagartas que causam danos em várias plantas. Esse inseto, conhecido como inimigo natural, importante no controle de pragas, é amigo do homem, das hortas, jardins e do produtor rural, sua presença tem papel importante no equilíbrio e na manutenção da natureza.

Tesourinha:  inofensivo amigo das plantas
     Livro de Tatiana de Oliveira Ramos (Img. do autor)

Ter esse predador por perto é garantia de sucesso no seu cultivo, de alimentos livres de agrotóxicos, solo saudável e preservação do planeta! Na sua horta ou jardim não aplique agrotóxicos (https://aescolalegal.com.br/por-que-insetos-estao-desaparecendo/), eles matam as Tesourinhas e outros insetos benéficos (https://aescolalegal.com.br/joaninhas-defensoras-de-jardins/). Use soluções caseiras e cultive plantas que atraem insetos predadores, a fim de criar um ambiente agradável para os predadores.

No seu cultivo agrícola, gaste tempo caminhando entre as plantas, faça observações dos insetos benéficos que ocorre na sua área, aumente a diversidade de plantas cultivadas (https://ranar.faz.unt.edu.ar/index.php/ranar/article/view/31), cultive hábitos agroecológicos para atrair e manter a Tesourinha e outros insetos predadores benéficos nas suas plantas. Não gaste dinheiro com agrotóxicos, esses produtos matam os insetos predadores, que prestam serviços ecossistêmicos valiosos ao homem.

Aprenda e saiba apreciar o serviço realizado por esses insetos, deixe que os insetos predadores se encarreguem de regular a população de insetos indesejáveis. A cultura da preservação e valorização dos insetos predadores precisa ser divulgada e perpetuada nessa geração e na futura, a fim de cultivar a satisfação e os benefícios de sua existência.

Tatiana de Oliveira Ramos – Bióloga – Dra. Entomologia Agrícola – UNESP
Gleycon Silva – Gestor Ambiental – Doutorando em Ecologia – INPA