MulherUniversidade

Mulher – Futebol e Engenharia

Não é difícil estender as relações entre estes três pontos. Tampouco entendê-las.  Elas estão cada vez mais presentes, nos estádios torcendo, nos gramados jogando ou organizando, mas nas Engenharias, falta-lhes algo. Espaços, talvez? Por que?

Redação

São Paulo, 24/08/2023

1 Minuto.

O futebol e a engenharia despertam a admiração e paixão dos brasileiros, e se encontram nos estádios, construções que são frutos da engenharia! ​ É saudável aproveitar o espaço para levantar um dado sobre os assuntos. Falar sobre o campeonato mundial de futebol feminino, onde a seleção brasileira foi eliminada.

Mesmo com a eliminação, é crucial destacar a crescente participação da mulher em todos os segmentos, inclusive, incitar ao debate de sua presença ainda não expressiva nas Engenharias!

Quais as razões? ​Cabe uma discussão, um efusivo chamamento para que elas se envolvam com as questões desta profissão, na área de ensino, de pesquisas em novas técnicas e tecnologias. Na eletrônica, nas construções, na civil na mecânica, na mecatrônica, de alimentos, agrícolas, florestal, naval, aeronáutica, química…

Mulher - Futebol e Engenharia
Elas podem e devem ocupar espaços nas Engenharias. (Img. Web)

Eis como se define, em poucas palavras a Engenharia: é a aplicação do conhecimento científico, econômico, (tecnológico) social e prático, com o intuito de planejar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. (Wikipédia)

Sendo assim, tão múltipla em conhecimentos e aplicações, com tantas variantes na totalidade das atividades profissionais humanas, fica difícil entender o porquê da mínima presença delas nos cursos.

Principalmente se levarmos em conta o crescimento do mercado, por conta de certo aquecimento da economia, das reformas propostas sendo discutidas politicamente nas instituições adequadas. Se considerarmos as necessidades do país, mesmo enfrentando os limites impostos por circunstâncias e paralelas contrárias.

Reforçamos aqui nosso compromisso com o incentivo e valorização da mulher nas engenharias, com liberdade, equidade e conquistas. ​

​Conheça as nossas propostas para a Engenharia: https://zemanoelpresidentecrea.com.br/ 
Participe desta luta, por toda(0)s!

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP