Cultura SistêmicaRecentesSociedade

Dragão Chinês em 2024

 2024 é o ano do Dragão. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, Campinas (SP) recebe o Festival da Primavera 2024 – que marca o início do novo ano Chinês.

Redação

São Paulo, 29/01/2024

1,3 Minutos.

Promovido pelo Instituto CPFL, por intermédio da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, a programação incluirá atrações artísticas, culturais e gastronômicas com contexto histórico e cultural do Ano Novo Chinês.

Diversas atividades – Entre elas exposições, oficinas de escrita chinesa e de sopro de tinta, dobradura de papel, tambor chinês, dança do Dragão e desenhos para colorir.

O palco receberá apresentações de músicas típicas e o evento ainda terá uma praça de alimentação com capacidade para 300 pessoas. Todas as atividades culturais e artísticas serão gratuitas. O Festival da Primavera, que acontece na Estação Cultura, funcionará das 11h às 19h.

Todos os anos, milhões de pessoas no mundo se reúnem para dar as boas-vindas ao ano novo lunar. O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é uma das celebrações mais importantes e festivas da cultura chinesa.

Dragão Chinês em 2024
          Símbolo de sorte e prosperidade. (Img. Web)

Uma das figuras mais proeminentes nessas festividades é o dragão, uma criatura mítica que desempenha um papel crucial na rica tradição chinesa.

Os desfiles de dragões enchem as ruas com cores vibrantes e movimentos fluidos nessas datas.

Os 12 animais – Eis o Dragão

Na cultura chinesa o ano de 2024 (4722, de acordo com o calendário chinês) começa no dia 10 de fevereiro e o animal que ele representará será o dragão.

O animal mitológico tem uma destaque especial na mitologia da China.

“Ele é símbolo chinês de boa sorte”, diz a Encyclopedia Britannica “O animal mitológico não é visto como o monstro maligno, diferentemente daqueles que habitam os mitos de outras culturas ao redor do mundo. Na China, o dragão era e é considerado uma criatura justa e benevolente”, de acordo com um artigo da World History Encyclopedia (WHE)  sob o título de “The Dragon in Ancient China” (“O Dragão na China Antiga)”, de 2017.

Deste modo, os chineses, em geral, “consideram o dragão como um símbolo de sorte e um portador de riqueza. Além disso, os antigos fazendeiros acreditavam que os dragões traziam a tão necessária chuva e água para ajudar em suas plantações”, acrescenta a enciclopédia focada em história.

SERVIÇO
Festival da Primavera 2024
Datas: 3 e 4 de fevereiro – Horário 11h às 19h
Local: Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos – Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas (SP)

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP