CiênciasPedagogos(as)Universidade

Educação Científica

A divisão celular e a massinha de modelar. Prazeres e metodologia científicos nos processo da educação científica.

Tatiana Ramos

Manaus, AM – 09/07/2024
2.9 Minutos.

A célula é a unidade básica de todos os seres vivos. Se você fizer uma pesquisa rápida vai descobrir que o corpo humano e formado por milhares de células que estão em constante renovação através de um processo conhecido como divisão celular. Mas, como consigo compreender a divisão celular no meu dia a dia? Um exemplo é o crescimento de um bebê, que acontece à medida que suas células se dividem. Outra forma fácil de compreender é quando machucamos nossa pele e com o passar dos dias observamos que ela começa a cicatrizar. Isso ocorre devido a divisão das células no local do machucado, que vai fechando a lesão e renovando a pele. Fantástico!!!

Um tipo de divisão celular é a mitose que acontece em diferentes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Na mitose uma célula inicial se divide formando duas células idênticas. Como uma universidade que se multiplica e forma outros polos com os mesmos cursos. A graduação, a pós-graduação, a mesma estrutura das salas, laboratórios, número de funcionários, discentes e docentes tudo exatamente igual a matriz.

Apesar do exemplo da universidade ser claro, nem sempre é fácil compreender a divisão celular. E muitos professores percebem essa dificuldade durantes as aulas ao ministrar vários conteúdos de Biologia. Por isso, a educação brasileira adota as metodologias ativas em todos os níveis educacionais, o que torna o aprendizado mais atrativo, resulta em melhores notas nas avaliações e participação em sala de aula.

Didática lúdica.

Pensando nisso, como professora da Faculdade Estácio do Amazonas, (@estacioamazonas) busquei uma metodologia para desenvolver com os alunos da disciplina de Bases de Biologia celular e genética. Nesta disciplina, o estudo da célula é uma parte importante no currículo dos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia. Todos esses profissionais lidam com vidas. Portanto, precisam entender muito bem o funcionamento do corpo humano, o que é importante para os avanços científicos e da Educação Científica.

Educação Científica
Célula vista por microscópio em meio líquido. (Getty Img.)

Assim, o conteúdo sobre mitose foi exposto inicialmente em uma aula teórica. Entretanto, ainda era necessária uma atividade de qualidade afim de oferecer uma experiência única para o aluno. Na Faculdade Estácio do Amazonas, um dos principais focos são os aluno e temos paixão em educar.

Nossa missão é educar para transformar e entregar para cada aluno a melhor experiência de aprendizagem. Deste modo, busquei por um material de fácil acesso, que poderia ser algo marcante na vida dos alunos e ao mesmo tempo didático no entendimento da divisão celular.

Assim, após a aula teórica de ciclo celular, os alunos passaram por uma experiência diferente. Eles oram encorajados a usar a imaginação e reproduzir as fases da divisão mitótica usando massinha. A massinha é um material simples, colorido, muito utilizado em brincadeiras de infância, encontrado em papelarias e que desempenha papel importante no aprendizado.

Seu uso desenvolve a imaginação, concentração e habilidades em qualquer faixa de idade, sendo valioso no ensino de diferentes matérias, como demonstrado aqui em Educação Científica.

Técnicas básicas de apreensão de conteúdo

Ao modelar, amassar, moldar e dar forma a esse material, os alunos aprimoraram seus conhecimentos referente ao processo de divisão celular. Através da imaginação recriaram a divisão da célula mãe originando duas células filhas. Também os cromossomos dispostos na região da placa equatorial da célula e as cromátides sendo direcionadas para os polos opostos da célula, até a telófase que é a última fase da mitose (@biologia_estacio_amazonas).

Ao usar a criatividade com a massinha percebi que aquela matéria que parecia ser difícil de entender ficou bem mais fácil. Muitas dúvidas foram sanadas, os alunos tiveram mais prazer e alegria em sala de aula, trocaram informações com outros colegas e compreenderam como ocorre a divisão celular. A atividade promoveu um ambiente propício e agradável para o aprendizado. Portanto, incorporar a massinha na rotina desta aula foi fundamental e valiosa para o desenvolvimento e progresso acadêmico.

Mão na Massa – Seriedade

Os alunos poderiam ter interagido com uma variedade de tecnologia, através de vídeos pelo celular, tablets e aplicativos. Contudo, o principal objetivo foi realizar uma aula através uma abordagem de ciência ativa, por meio da construção de um modelo ilustrativo do que está sendo ensinado. Alguns alunos relataram que nunca brincaram de massinha e não imaginavam que seu primeiro contato seria em uma aula da faculdade. Muitos ficaram surpresos ao perceber o quanto esse simples material ajudou na compreensão de um conteúdo tão importante do curso.

Existe uma variedade de materiais que podem ser usados, contudo para essa aula a massinha foi interessante, pois demonstrou que os alunos aprendem melhor quando estão envolvidos na construção do conhecimento. Vão muito além das informações básicas em Educação Científica. Dessa forma, envolver os alunos em atividades com materiais simples abre um mundo de descobertas científicas.

Profa. Dra. Tatiana de Oliveira Ramos – Docente da Faculdade Estácio do Amazonas

Vídeo enviado pela autora do texto.