ConteúdosDestaquesEconomia PolíticaSociedadeTecnologia

Extração de Dados – Minerar é Pesquisa

Uso das Ciências para fins estranhos embasa as novas TICs. Mas, mineração não é Ciência – é técnica.  Sabe diferenciar?

Publisher

São Paulo, 20/11/2022.

4 Minutos.

As tecnologias vão sendo desenvolvidas e as palavras vão surgindo e se acomodando para traduzi-las. Antes eram apenas ideias, depois vão para um papel ou outra mídia qualquer e ganham nomes. Tipo bíblico (?) Estas começam a se inter-relacionar, somam-se a outras ideias, encadeiam-se e só então surgem materialmente nalgum teste físico, numa forja, tábua ou plataforma onde será manipulado até que apresente uma forma assemelhada àquela ideia inicial, à sua imagem e/ou semelhança…

Nem sempre sai como o imaginado. Ficou faltando alguma coisa aqui outra acolá, e o resultado tão esperado não veio. Neste momento as ideias que já estavam fervilhando, explodem em bolhas, enquanto na cabeça-cérebro-processador, durante sua deposição na tábua e as mãos estão trabalhando, o material que envolverá o que flui do pensamento – forma e conteúdo – vai se constituindo – continente. Assim, o que estava contido, o conteúdo, ganha a forma do continente. É a extração dos dados minerados. Joio de trigo etc.

Não é mero jogo de palavras é uma sequência criativa que começa na tal mineração (prospecção) de dados, que os novos Zês, evolutivamente, já receberam de certa forma organizados dos anteriores. Evolução geracional. Das ideias iniciais às pesquisas e à materialização deste processo, os seres humanos repetem o padrão universal das tentativas universais de criar a perfeição, ou, mais coerentemente, de busca-la, melhorando, ou pelo menos, se esforçando ou imaginando que se pode melhorar. Extrair o melhor.

Extração de Dados - Minerar é Pesquisa
Exemplo: pequena base de extração/mineração de dados (Img. AEL)
Linguística, Matemática, Geografia, Neuroquímica, Física… Ciências

Deve ficar claro, também que as diversas tentativas de se adaptar e sobreviver a um ambiente mutante obriga as espécies a mudarem, a se adaptarem e buscarem uma capacidade maior de suportarem as mudanças.

Muda o clima, muda a alimentação, mudam os costumes, a moral, as religiões, os modos de coexistir, os padrões socioeconômicos, e por conseguinte a ética e a política.

Esta última, um pouco além das razões administrativas, governança, controle macroeconômico do que se organiza para conduzir de um ponto ao outro um transatlântico chamado Brasil, por exemplo, ainda existem as relações pessoais (hoje objeto das análises psicopedagógicos, educacionais)

Os grandes navegadores usavam, no século XVI um aparelho conhecido como sextante. Com ele alinhavam dados fornecidos pelas posições das estrelas em céu claro, e concebiam o melhor caminho a seguir.

Buscavam portos seguros. Mineravam dados. A cada nó de corda, jarda, milha, quilômetro percorrido uma marcação. Uma informação – vários dados. Dentro d’água a tripulação observava, conferia, comentava organizava e orientava o piloto : “dez graus para cá, 5 na direção da estrela X da constelação Y. Levantar vela mestra da bujarrona”. Tempo depois chegavam no destino, se tudo desse certo, claro!

Extração de Dados – Minerar é Pesquisa é issoExperiência no sólido, no líquido, no gasoso, e agora no virtual. Sob condições específicas, os dados são recolhidos, analisados, organizados e transferidos para uma base operacional. Ali na base, papel, laboratório ou bancada (plataforma) estes dados organizados extraídos serão manipulados e, como isso, cria-se um objeto, material ou virtual. Um martelo ou um game. Algoritmos. Programação, disposição lógica e racionalmente definidas. Isso é o resultado da extração de dados: mineração – pesquisa. O que interessa ao patriarcalismo do mercado.

A lógica do mercado – Do necessário ao ilusório

Quando são levados para a sociedade procuram-se estudar padrões de comportamento para que sejam distribuídos (vender) para o maior número de consumidores. Espalhar seus gametas!  Sabe como se chegou a esta palavra? Consumo? É aqui que entra outra etapa da análise destes dados, aliada do sistema capitalista – vender – lucrar – acumular – competir são os motivos, a lógica de sua existência.

O macrosistema se cria e se completa quando um número expressivo destes possíveis interessados são alcançados.
Parece não haver erro aqui. É como este sistema funciona. Porém, é o que obtém destes dados (a coleta de informações gera os dados) o que importa. A intenção por trás, o que move…Fantasias e ilusões.

Se é só ganhar dinheiro é, de saída, irresponsável. 95% do mercado, das suas pesquisas, das suas intenções e
lógica estão vibrando neste timbre – lucro. Não necessariamente errado, mas condenável, sob o ponto de vista
ético e não ajuda a humanidade a evoluir. Pelo contrário, a torna estagnada em princípios rasteiros e pouco
louváveis, embora considerados naturais. Testosterona.

Talvez, numa tentativa canhestra de justificar a existência destes atores mercadológicos, possamos considerar
a busca e a capacidade humana de reciclar. Ressignificar, reaproveitar, fazer circular as ideias e entendê-los como peças simples, organelas milenares e funcionais do mecanismo mercadológico – arranjado milenarmente pelas constantes trocas de mercadorias. Um quilo do trigo que plantou por 10 ovos, se considerarmos um quilo para fazer 10 pães. Ou por 2 moedas de argila, que também podem ser trocadas por 10 ovos, ou por 10 bananas.

Extração de Dados - Minerar é Pesquisa
O que substitui a realidade da vida? Um filme em 3D? Virtual? (Img. Web)

O que nos leva às especializações: quem, onde e como planta o trigo, o milho, as bananas, ou cria galinhas? E quem criou as moedas de argila, que evoluíram para cobre, bronze, níquel, prata, ouro?

Ferro, aço, mísseis, canhões, pistolas e fuzis? Nova mineração, mais extração e o pesquisa. Quer fazer a sua?

Para se chegar a este novo sistema, criativo de troca de mercadorias, muita pesquisa, extração de dados-mineração
foi feita. Evoluiu? Hoje a moeda é a mercadoria. Quer comprar bitcoins, ou embasá-los em NFTs? Quer comprar dólares? Euros? Investir em Yuans?

Extração de Dados – Minerar é Pesquisa.  Tem de minerar, extrair. É muita virtualização? Sim, mas é disso que estão correndo atrás atualmente! Virtualidades, uma reação evolutiva porque muitos dos recursos naturais não renováveis já desapareceram. Então 10 ovos, enquanto existirem galinhas poedeiras, comendo milho, em um terreno com sombra e água puder ser conhecido, organizado e/ou tratado como galinheiro, fique tranquilo. Melhor, pior ou tão ruim quanto mísseis, canhões, pistolas e fuzis…? Evoluímos?

Qual será o sabor de uma omelet au frommage virtual no bistrô La Maison Rose de Montmatre-Paris que desconta 1k de sua conta virtual pelo internet banking de sua agência virtual IA 3D? Ali perto você pode pedir perdão no deambulatório da Sacre Couer, por não poder pagar pelo vinho, depois de curtir algumas obras de arte…

 

Compartilhar

volmer rego

jornalista, professor, escritor, publisher