LiteraturaPedagogos(as)Professore(a)s

Filosofia no Dia a Dia

Especialista em metodologias e ensino da Filosofia, defende maior relação entre teoria e prática em sala de aula para formação do senso crítico e ensino menos enciclopédico.

Redação

Ponta Grossa, PR – 01/07/2023

2,6 Minutos.

O especialista em metodologias e ensino da Filosofia, Fábio Antônio Gabriel defende maior relação entre teoria e prática em sala de aula para formação do senso crítico. Ele reforça esta necessidade em um país que discutiu, há pouco tempo, a possível exclusão de disciplinas das ciências humanas da matriz curricular do Ensino Médio.

No seu livro O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica, aponta caminhos para uma docência mais cativante para os alunos.  Não se resumem à memorização dos conceitos filosóficos. Deve-se buscar desmistificar a visão de que a disciplina é instrumento para doutrinar política e ideologicamente os alunos.

Nas duas primeiras partes da obra, Fábio avalia as diretrizes curriculares do ensino da Filosofia e sua aplicação pelos docentes. Explica que os alunos precisam ser incentivados a usarem esses conceitos. Devem refletir sobre a sociedade atual e entender a própria realidade além de conhecerem grandes pensadores da história, suas obras e opiniões. Desta forma, os filósofos podem contribuir para a formação de opinião, e noções de ética e moral, por exemplo.

Em outras palavras, busca-se superar o entendimento meramente linear, enciclopédico, do ensino de Filosofia. É falho o processo ensino-aprendizagem, que supõe uma predisposição natural para o pensar não tendente à prática. Nem todo o processo de reflexão ocorre de modo racional. (O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica, pág. 28)

Filosofia no Dia a Dia
Investir na leitura, mas também nas práticas discussionais. (Img Web)
Mais Diálogos e Mais Ação

O autor expõe também os resultados de uma pesquisa qualitativa feita com professores e alunos sobre a aprendizagem. Ele conclui que docentes conhecem as diretrizes da disciplina e as aplicam em sala de aula.

Já os alunos entendem a importância da matéria na vida escolar e desejam que as aulas não se reduzam ao simples “decorar” do conteúdo.  Gerar debates com o objetivo de proporcionarem uma experiência filosófica, ou seja, a relação entre teoria e vida. Bem melhor!

Resultado de pesquisas para o mestrado e doutorado, o livro apresenta, porém, uma escrita que permite alcançar, além de professores e gestores de educação, futuros profissionais e amantes do pensamento crítico.

O livro contempla as vivências de um professor que atua há 16 anos nas salas de aula da educação básica, apoiado por outros educadores, como a professora de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa que prefacia a obra.

Título: O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia “criar conceitos” e/ou “avaliar o ‘valor’ dos valores” – Autor: Fábio Antônio Gabriel – Editora: Pimenta Cultural – ISBN/ASIN: 978-65-5939-582-8- Formato: 14 x 21cm- Páginas: 240- Preço: R$ 57,90- Link de venda: Amazon

 

 

Fábio Antônio Gabriel – Doutor em Educação pela (UEPG – PR) .
Professor de filosofia, na Rede Estadual de Paraná, em Santo Antônio da Platina (PR)

 

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP