ConteúdosProfessore(a)sTecnologia

Conhecimento e Redes Sociais

Talvez o mais importante seja reforçar nas redes, para quem se interessar, os aspectos educacionais relevantes, com a intenção de elevar o padrão das discussões e interesses postados. Porém, é neste último quesito que reside a maior dificuldade: quais são os interesses dos usuários?  Uma das formas de entendê-los (sem garantias) é separar por idade, países, grau de instrução, profissões… Ou seja, categorias que definem quem são… As básicas e essenciais, e as geradas pela propagada das agências especuladoras. Não é assim, a partir desta e de outras técnicas, que se faz para tornar o mundo mais (ou menos) ignorante de si mesmo?

Willian Costa

São Paulo, 03/07/2023

1,5 Minutos.

O acesso ao conteúdo educacional gratuito é um dos pontos fortes das redes sociais. Há um grande número de aulas, textos, artigos, palestras e tutoriais elaborados por professores e especialistas gabaritados.

Muitos professores e instituições de ensino prestigiadas mantêm páginas ativas em redes sociais e fazem lives e vídeos. Eles compartilham informações relevantes para ajudar na rotina de estudos de qualquer pessoa. Esta é uma maneira de democratizar o acesso a um tipo de conteúdo que antes era restrito às salas de aula.

O uso das redes sociais criou um ambiente de colaboração e discussão que é bastante saudável para o processo de aprendizado. É possível se conectar a outros estudantes e participar de grupos de estudos sobre determinado tema. Esse tipo de interação pode ajudar a aprofundar a compreensão sobre um assunto, explorar diferentes perspectivas e até mesmo encontrar soluções para problemas específicos relacionados ao dia a dia dos estudos.

Um bom exemplo da tecnologia que auxilia os estudos através de relacionamento entre os usuários é o ‘Aplicativo Universo: LiteratureGenerator’ que reúne leitores e autores. A plataforma foi criada para preencher uma lacuna entre as redes sociais convencionais e os tradicionais grupos de leitura e agora conta com uma nova funcionalidade, os resumos estudantis. Na área dedicada para os resumos estudantis, os usuários podem enviar documentos em PDF e dividir com sua rede conhecimentos e conteúdo que os ajudem nos estudos.

Feira livre? Redes educativas

Deve-se reforçar, no entanto, a importância de equilibrar o tempo gasto nas redes sociais com outras formas de estudo. Ou seja, definir metas claras de tempo máximo de uso por dia. Além disso, evitar distrações quando entrar em plataformas de mídias sociais, focando no conteúdo educacional. Desta forma, é perfeitamente possível utilizar as redes sociais de forma produtiva, como uma ferramenta facilitadora do aprendizado, sem cometer excessos.

O aplicativo foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e está disponível para Android e no seu grande rival de propriedade privada, o iOS. A nova social reading traz títulos com insights dos escritores, bem como permite a publicação de textos e seu compartilhamento durante todo o processo de criação por qualquer usuário.

 App Universo LiteratureGenerator, – nova rede social para amantes de livros

 

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP