CiênciasEducação AmbientalRecentesSustentabilidade

“Liquid 3 (Tree)”

Uma nova tecnologia criada para substituir árvores em espaços urbanos – Es ver de ar. Grandes espaços concretados não são atraentes e não combinam com o sentido da vida atual, em que preservação, conservação e reconstrução de áreas ambientalmente saudáveis tornam-se urgentes e necessários. Alguns reparos são possíveis. Nada que a imaginação humana deixa ao largo! Que tal este concurso?

Redação

São Paulo, 03/05/2023

1 Minuto.

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicou um relatório que evidenciou uma crise antiga do continente
europeu: a poluição atmosférica, que causa por ano mais de 1.200 mortes prematuras de crianças e adolescentes.

Nos rankings globais de áreas de risco, a Sérvia geralmente aparece liderando, em virtude de duas usinas
de carvão instaladas na capital, Belgrado. Para driblar a contaminação do ar, um grupo de cientistas sérvios
liderado pelo Dr. Ivan Spasojevic, Ph.D. em ciências biofísicas, criou um projeto chamado Liquid 3 — um
trocadilho com “árvore líquida”, na tradução literal em inglês.

"Liquid 3 (Tree)"
Com imaginação e alguns recursos pode-se criar um belo jardim. (Img Web)

A iniciativa tem o papel de purificar o ar, além de ser uma alternativa para a jardinagem urbana. A responsável pela “mágica” é a combinação entre algas marinhas e 600 litros de água, que produzm oxigênio por meio de fotossíntese.

Como a Sérvia possui uma alta densidade populacional, criar áreas verdes não é uma saída viável. A microalga é capaz de substituir duas árvores de 20 anos, ou 200 metros quadrados de gramado.

Cidades grandes, soluções inteligentes

Apesar de ser uma ótima estrutura para grandes centros — como em Belgrado, em que as árvores não têm uma expectativa de vida muito longa — a inovação não cumpre com outras funções essenciais das árvores, avalia o biólogo e mestre em ciência e tecnologia Paulo Jubilut.

“É uma ótima ação para espaços com muito concreto, como o metrô. Contudo, não produz sombra, não serve de abrigo para aves e outros animais, e também não ajuda na drenagem do solo, como as árvores. Além de o investimento ser muito alto”, conclui o professor.

 

[N.E.: Imagine, apenas imagine que este seja o aquário das árvores líquidas. E imagine o que se pode construir em seu entorno-suporte. Seja criativo. Crie um modelo e envie sua arte para AEscolaLegal. Ao final faremos um sorteio das 3 (“tree”) melhores projetos com premiação. Participe. Entre em contato.]

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

2 thoughts on ““Liquid 3 (Tree)”

  • Ahmad Ibn Sanz

    Cara, que projeto bacana! Qto. tempo dura um aquário destes? Se chover, vaza? A água escorre pro gramado em volta? É água doce, certo? Mosquitos, como Aegipty ( dengue) podem se procriar por lá? E se puser uns peixinhos, daqueles “guaruzinhos” que tem no lago do horto florestal? Ajuda?

    • Obrigado pelas suas pertinentes observações Ahmad! Gde abraço.

Fechado para comentários.