MulherNacional

MULHER2021 4MESAS Debates na 3ª Edição

O mês de Março comemora o dia internacional da Mulher – 08/03 – Como se todos os dias não fossem delas, das crianças, dos humanos, da vida que ainda explode no planeta, que só chega à luz por elas se decidirem ser mães. Entretanto, razões sóciopsicoeconômicas decidiram (quem decidiu? e por que?) e impuseram a data como um momento do ano, um entre 365 dias, para a necessidade de se lembrar da importância da Mulher. Por isso AEscolaLegal lança Mulher2021 4Mesas Debates 3ª edição

São Paulo, 03/02 de 2021.

Era comum, até um ano atrás, vermos mulheres voltando para casa depois de um dia de trabalho nas empresas carregando uma flor, um buquê, gesto que rememorava a data do dia internacional da Mulher (e também do dia da Secretária – uma subalternidade). Um pequeno, hipócrita e até singelo gesto do patriarcalismo, do machismo como apontam alguns, para compensar os outros dias do ano em que elas são negligenciadas em suas necessidades e no respeito que merecem.

Não é de hoje que surgem debates sobre a condição da Mulher no trabalho, as diferenças entre suas funções, as defasagens e distâncias salarias, apesar de executarem os mesmos serviços que os Homens tornam-se e renovam-se numa batalha constante de motivos e razões. Vai longe também o tempo em que são agredidas, vilipendiadas e sofrem ameaças e constantes indicações de uma suposta inferioridade.

A verdade é tão evidente que as reações surgem no exato momento em que a agressão ocorre (mais Maria da Penha!) Mas, às vezes, demoram. Por exemplo, o fato de as mulheres poderem exercer seu direito ao voto nas eleições que definem os políticos de uma cidade. O sufrágio universal feminino é uma conquista recente na linha histórica da humanidade.

Elas se masculinizaram, dizem os hipócritas defensores da ‘falocracia’ fragilizada. Ora, os homens também se feminizaram… (LGBTQS que o digam). A natureza humana, cada vez mais distanciada da Natureza-mãe ainda guarda razões e resquícios de difícil equacionalidade.

Força de trabalho e motor da Economia (outro reducionismo)

A presença delas nas academias, no atletismo, nos esportes de competição física, em que podem exibir músculos, força, flexibilidade, velocidade, resistência e capacidades biomecânicas, deixam para trás um número enorme de ‘machos’ ! Não é de se espantar então que ocupem cada vez mais lugares normalmente destinados aos homens. Embora, ainda em menor número, já as temos firmes e competentes como chefes de empresas, presidentes de repúblicas (as democráticas, claro), empreendedoras, empresárias, doutoras, cientistas de alto nível.

Os muitos exemplos desta potência estão por aí, desde o antigo teatro grego: Electra, Lisístrata, Helena de Tróia, Hipácia de Alexandria até as mais atuais, famosas e anônimas.

Um Evento internacional – com prêmios para quem estiver inscrito no canal

Foi pensando nisso que a revista-plataforma de Educação e negócios AEscolaLegal se propôs e se dedicou a criar o evento MULHER2021 – 4MESAS Debates – 3ª Edição – uma forma de marcar o mês de Março (fim do verão) para reforçar a data e o empoderamento feminino. Uma forma de demonstrar apoio à sua luta, independentemente de sua condição etnossocial!

Mais de 20 Mulheres, de diversas faixas etárias e posição social, do Brasil, Portugal, Espanha e Índia com formação superior em universidades de ponta, estarão divididas em 4 mesas debatendo, conversando, propondo e apontando os problemas, as contradições, as possíveis soluções para a condição feminina atual no Brasil, quiçá no mundo, a partir de suas vivências, experiências nos diversos setores em que atuam e sob 4 temas eixos com muita razão e sensibilidade:

Educação (no dia 08/03 às 17h); Saúde (no dia 16/03 às 17 h); Ciência (no dia 24/03 às 17 h) e Negócio (no dia 27/03 também às 17h).

Delas, por Elas, para Elas e por todos nós!

Vai ficar de fora? Inscreva-se no canal AEscolaLegal Conversa do You Tube e acione o sininho. Curta, compartilhe – participe! E concorra a prêmios!

Fechado para comentários.