CiênciasConteúdosNacionalNotíciasSaúdeSociedade

Acabou a Pandemia. E a variante Delta?

Em meio ao alívio pelo avanço da vacinação, variante de origem indiana tem se disseminado pelo Brasil. Com o avanço da vacinação entre a população brasileira, autoridades têm anunciado a flexibilização das medidas restritivas em relação ao combate à disseminação do coronavírus. Acabou a Pandemia. E a variante Delta? Isso é certo? Até que ponto?

Redação

São Paulo, 02/09 de 2021.

1 Minuto

No entanto, de acordo com a professora Juliana de Almeida Pachioni Vasconcelos, coordenadora dos cursos de biomedicina e farmácia da Faculdade FECAF, o momento não é para relaxamento. Para a professora da FECAF, a propagação de informações erradas sobre a imunização gera uma falsa sensação de segurança no Brasil.

       Acabou a Pandemia. E a variante Delta? Mutações gênicas na variante Delta e todas as outras cepas.    (Img  Internet).

Isso porque, segundo a especialista, a variante Delta, oriunda da Índia, mas presente já em diversos países, inclusive no Brasil, é altamente transmissível – o que pode desencadear um cenário de descontrole sobre a pandemia no país.

“Atualmente, a Delta é responsável por quase 50% dos casos de contaminação no Estado de São Paulo. Essa cepa indiana tem um poder de transmissão 70 vezes maior em relação à variante Gama, primeira cepa brasileira”, explicou a professora.

Juliana também afirmou que a carga viral encontrada em pacientes contaminados pela variante Delta chega a ser 1.000 vezes maior na comparação com pessoas infectadas por outras cepas. “Além disso, enquanto outras variantes podem contaminar de dois a três indivíduos, a Delta tem a capacidade de infectar de cinco a oito. Sem falar que a transmissão desta cepa já começa no segundo dia de infecção, ao contrário de outras que passam a ser transmissíveis depois do aparecimento dos sintomas, ou seja, do quinto dia para a frente “, apontou.

Para a professora da FECAF, a propagação de informações erradas sobre a imunização gera uma falsa sensação de segurança no Brasil. “Muitos brasileiros só estão vacinados com uma dose. Apenas 30% da nossa população recebeu as duas doses ou a dose única da Janssen.

Para chegarmos a tal ‘imunidade de rebanho’, tão falada nos últimos tempos, precisaríamos avançar mais rapidamente na vacinação e chegar aos 70% dos brasileiros totalmente vacinados”, argumentou Juliana.

Letalidade

A boa notícia é que os primeiros estudos mostram que a variante Delta não é mais letal do que as demais. A professora também destacou que todas as vacinas aplicadas no Brasil são eficazes contra a cepa indiana.

No entanto, ela ressaltou que os cuidados ainda são necessários, justamente pela alta taxa de transmissão da Delta. “Vemos alguns brasileiros relaxando. Mesmo com a diminuição de internações e mortes, não é momento para abandonar os protocolos de segurança. Vemos países, como EUA e Israel, que têm retomado a exigência do uso de máscaras em locais fechados, por exemplo.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Fechado para comentários.