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Robôs Assassinos entram em Ação.

O medo dos robôs assassinos é tão antigo quanto os próprios robôs – pensadores como o empresário Elon Musk e o neurocientista Sam Harris há muito argumentam que a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos robôs representa uma séria ameaça à civilização.

Vivaldo José Breternitz

São Paulo, 03/06 de 2021.

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Agora, um relatório da ONU pode aumentar esse medo, ao declarar que um drone atacou, e possivelmente matou soldados, sem receber comandos de um operador humano; esse é considerado o primeiro caso registrado de um ataque do tipo. O fato aconteceu em março de 2020 na Líbia, um país que vivia uma guerra civil em que outros países estavam envolvidos.

A Turquia, um dos principais envolvidos, usou um drone Kargu-2, que localizou e atacou forças inimigas em retirada. O drone, uma pequena máquina de 7 quilos, que pode carregar diferentes tipos de munição, com o uso de visão computacional e IA, identificou as forças inimigas e atacou-as.

A empresa fabricante do drone, a STM, diz que o dispositivo “pode ser usado com eficácia contra alvos estáticos ou móveis por meio de seus recursos de processamento de imagem em tempo real e algoritmos de aprendizado de máquina” – ferramentas típicas de IA.

Em 2018, a ONU tentou discutir um tratado que baniria as armas autônomas, mas a medida foi bloqueada tanto pelos EUA quanto pela Rússia. Entidades como a Human Rights Watch tem feito campanhas contra essas armas desde 2013.

Pesquisadores como Max Tegman, que trabalha com aprendizado de máquina no MIT, também alertam para o perigo trazido pela disseminação dessas armas e lembram que é hora de os líderes mundiais tomarem uma posição a respeito.

Vivaldo José Breternitz – Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo.
Professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

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Redação

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