DestaquesEconomiaMulherSociedade

Tarefas Domésticas x Maternidade – Perdas

Mulheres perdem espaço no empreendedorismo durante a pandemia. De acordo com um levantamento do Sebrae, a participação de mulheres no empreendedorismo, que vinha crescendo desde 2016, foi interrompida em 2020 devido à pandemia e a necessidade de isolamento social.
O período indicou Tarefas Domésticas x Maternidade – Perdas

Redação

São Paulo, 02/04 de 2021.

1 Minuto

Em 2020, houve uma perda de 1,3 milhão de mulheres à frente do próprio negócio em comparação com 2019. O fator principal para esse decréscimo está associado à má distribuição das tarefas domésticas, principalmente, cuidar dos filhos.

Segundo especialistas, existem duas razões que levam ao empreendedorismo: a necessidade e a oportunidade. O empreendedorismo deveria ser um aliado das mulheres que desejam conciliar de maneira mais fluida o trabalho, o lar e a maternidade, como aponta estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora em 2018, que associou a maternidade a principal oportunidade para as mulheres abrirem seus próprios negócios.

Para auxiliar mulheres a terem sucesso em seus empreendimentos, ao mesmo tempo em que exercem a maternidade, contar com o apoio de especialistas de negócios é fundamental.

Consultores especializados têm auxiliado empresas a atingirem o objetivo de se tornarem negócios autogerenciáveis por meio de programas completos de mentorias. Eles funcionam conectando empreendedores e empreendedoras a mentores especialistas em negócios. É o caso da fundadora da Padaria dos Bebês.

Muitas mulheres desejam conciliar o trabalho, o lar e a maternidade .
Muitas mulheres desejam conciliar o trabalho, o lar e a maternidade (Foto: Internet)

Formada em administração, Gabriela sempre trabalhou em bancos. Em 2015, decidiu engravidar e priorizar a maternidade. Focada na alimentação do filho, começou a criar receitas caseiras, e em setembro de 2017, passou a produzir em casa produtos próprios para o consumo de bebês sob encomenda.

Hoje, a empresa emprega sete pessoas diretamente, além de freelancers e terceirizados, Gabriela, que viu na maternidade a oportunidade de abrir o próprio negócio, está em processo de mentorias com consultores desde o segundo trimestre de 2020.

Para que essas mulheres consigam ter sucesso em seus negócios, enquanto conciliam empreender com maternar, contar com profissionais que já passaram pelo mesmo trajeto faz toda diferença, tornando a mentoria um processo essencial para driblar as crises.

“É bom a gente ter pessoas de fora e de confiança, com experiência e background, que entendam do negócio e do mercado e que consigam, principalmente, uma opinião ou um insight. Mentores nos fazem enxergar as coisas de outra forma, não só com as ideias, mas nos mostram outros pontos de vista e nos fazem refletir sobre nosso negócio” diz a empreendedora. A ideia é evitar que o binômio seja negativo: Tarefas Domésticas x Maternidade – Perdas – Não precisa ser assim!

Para apoiar mulheres em suas trajetórias empreendedoras, especialmente as mães, inscrições estão abertas para um programa intensivo de mentorias. O programa, aberto para empreendedores e empreendedoras de todo o Brasil, oferece diagnóstico completo dos desafios do negócio, mentorias para diversas áreas da empresa e um plano de ação customizado para que a empresa mentorada possa crescer exponencialmente ainda em 2021. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio desta página .

Boomit

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP