ConteúdosEconomia PolíticaNacionalRecentesTecnologia

Escola entre as 10 Melhores

Projeto que atua nas escolas públicas técnicas promove cursos certificados de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de tecnologia, informática e robótica fica entre as 10 melhores escolas de Ensino Médio de período integral do Brasil no ano de 2021.

Recife, 04/11/2022.

1 Minuto.

O NAVE Recife /Escola Técnica Estadual Cícero Dias, que integra o programa de educação do , conquistou a 9ª posição do ranking das melhores escolas públicas de Ensino Médio do país dentre as mais de 19 mil instituições listadas, de acordo com dados recém-divulgados do Ideb 2021. O Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a principal avaliação do Governo Federal para medir a qualidade da educação pública brasileira.

Criado há 16 anos pela Oi e pelo Oi Futuro, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é um programa de ensino médio integrado ao profissional realizado em parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco.

Com 3,4 mil alunos já formados e mais mil matriculados atualmente, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas em tempo integral, em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008. Os critérios das escolhas destes cidades e estados, bem como as informações que nos levam a estas porém, não são encontradas no site aposto.

Escola entre as 10 Melhores
Escolas públicas de todo o país precisam de receber a mesma atenção. (Img. Web)

As escolas NAVE funcionam também como espaços de pesquisa, criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras.

Educadores de todo o país podem se aprofundar nas experiências do NAVE e ampliar seu domínio digital por meio da plataforma Órbita, com apoio do British Council no Brasil oferece cursos gratuitos e com certificado.

Nos últimos anos, o NAVE já formou mais de cinco mil professores das redes públicas de todas as regiões do país em cursos de Cultura Digital e Robótica Educacional.

[N.E.: A questão é saber quantas são as escolas técnicas – públicas do ensino médio integral do Brasil, onde estão – estados e cidades (das 19 mil quantas estão em Recife e RJ?) Qual a verba da educação destinada a estas, se as secretarias de educação estaduais têm projetos neste sentido e quantos professores foram, de fato, beneficiados?]