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Educação Formal – Gerações Z /Alpha

Terreno fértil de ideias a Educação atual recebe constantes injunções, como resultado de pesquisas, dados e análises. É necessário focar na autonomia do estudante e em conteúdos envolventes. O básico para formar humanos integrados e participativos.

Redação

São Paulo, 05/09/2022.

3 Minutos.

De acordo com a consultoria McCrindle – cujo fundador, o sociólogo australiano Mark McCrindle, cunhou o termo “geração Alpha” – as crianças de hoje não se engajam com os antigos métodos focados em aprendizado estrutural e auditivo. Afinal, como têm contato com tecnologias interativas e mídias sociais desde cedo, a atenção delas é mantida se houver metodologias mais envolventes, visuais, práticas e multimodais. O mesmo vale para os adolescentes da geração Z, que estão cada vez mais envolvidos com conteúdos ágeis e podem ficar entediados facilmente com aulas expositivas de baixa interação.

Junto com o surgimento da geração Z, em 1996, um grupo de educadores do Brasil e do mundo concebeu a metodologia de ensino Lumiar. A ideia seria criar uma escola para os 100 anos seguintes, focada na autonomia do estudante e no desenvolvimento de uma ampla gama de competências humanas. A metodologia passou a ser aplicada na primeira escola em 2003 e, desde então, foi vivenciada em diversas instituições públicas e privadas do Brasil e de países como Inglaterra, Holanda, Nigéria, Estados Unidos, Índia e Portugal.

Atualmente, o corpo discente do Ensino Fundamental e Médio é representado, quase que em sua totalidade, por crianças e adolescentes que nasceram após a popularização da Internet e de tecnologias digitais. No entanto, boa parte das instituições de ensino ainda está se adaptando às necessidades da geração Alpha (nascidos a partir de 2010) e dos adolescentes mais novos da geração Z (nascidos entre 1996 e 2010). Mas afinal, quais seriam essas necessidades?

O ensino é em período integral, das 8h às 15h30, e bilíngue, o que permite que os estudantes tenham vivência com a língua inglesa desde a primeira infância e adquiram proficiência avançada. Ao longo da formação do estudante, são desenvolvidas habilidades e competências divididas nas seguintes áreas: pensar, pesquisar e criar; sentir, expressar e conectar; observar, mover e agir.

[N.E.: A inglesa é  língua comercial mais falada no mundo – Na América do Sul e Central, a língua espanhola é e será sempre muito utilizada.]

A metodologia da instituição se baseia na criação de autonomia pelo estudante de maneira personalizada com a ferramenta própria Mosaico, que permite um acompanhamento diário da evolução do estudante nas mais diversas habilidades. Além disso, o Mosaico registra as aulas, projetos e oficinas, suas evidências de aprendizagem e feedbacks 360º sobre o desenvolvimento de cada criança nas atividades propostas.

A grade inclui todos os conteúdos estipulados pelo MEC através das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, os estudantes egressos podem se adaptar a diferentes escolas e modelos, ao mesmo tempo em que estudantes vindos de outras instituições se adaptam facilmente à metodologia, tendo um melhor desempenho futuro em suas escolhas após o fim da escola, como ingressar em universidades e empreender projetos pessoais diversos.

Educação Formal - Gerações Z e Alpha
Educação é um sistema complexo e busca completar a formação do humano para a vida em sociedade. (Img. Web)

“O estudante tem a chance de trabalhar os conteúdos tradicionais através dos seus interesses e medimos em tempo real o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais para sua vida acadêmica, pessoal e sua carreira no futuro. Uma prova vira uma oportunidade de treinar a gestão de tempo, a aula de educação física um momento para trabalhar empatia, fatores que acompanhamos além da nota na prova ou capacidade atlética”, aponta Lucas Mendes, CEO.

Trata-se de um ensino com o conteúdo abordado através de contexto, de acordo com os interesses de cada turma. A cada trimestre os próprios estudantes definem um projeto – como construir uma bicicleta, por exemplo –, e, enquanto o desenvolvem na prática, aprendem as matérias do conteúdo programático estabelecido pelo MEC e as mais de cem habilidades e competências envolvidas na metodologia proposta.

Esse foco nos interesses dos estudantes aumenta o engajamento nas matérias, e, consequentemente, o desempenho de cada um. Todos os envolvidos no aprendizado, entre tutores, professores, estudantes e família, podem acompanhar e avaliar esse desenvolvimento através da ferramenta Mosaico, teoriza.

O aprendizado é acompanhado por tutores, que devem entender o contexto de cada discente para auxiliar no desenvolvimento de cada um, e por professores com diversas formações profissionais que associam temas de suas próprias paixões ou a matérias do conteúdo programático. Por exemplo, quando há um projeto ligado à música, o professor pode ser um violinista, se é focado em edificação, chama-se um construtor, ou esporte, um campeão olímpico.

[N.E.: Está é uma injunção proposta pelo MEC que entende que aqueles dotados de conhecimento prático podem tornar-se professores. Didática e técnicas pedagógicas da maior importância, porém, não podem ser deixadas de lado, sob pena de engessar o aprendizado.]

Lumiar – Desde 2003, uma iniciativa de educadores de vanguarda para transformar a educação.  Débora Isis AciolyGraziela Miê Peres LopesLucas Mendes de Freitas Teixeira  – Instituto Lumiar.

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Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP