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Educação – Prêmios e Impactos

Desafio entre Etecs de São Paulo premia estudantes que apresentaram projetos inovadores. A disputa faz parte de um pacote de negócios e marketing promocional das empresas Google, com a consultoria privada ‘Ideias de Futuro’ , Secretarias de Educação do governo do estado e da prefeitura de paulistana.

Redação

São Paulo, 06/07/2022.

3 Minutos

2 projetos da Etec Jardim Ângela, um para Etec Zona Leste e outro para a Etec Abdias do Nascimento, – Economia, Educação e Segurança on-line foram os temas de apps que se destacaram na competição promovida pela startup nos primeiro semestre deste ano.

“A proposta de trabalhar em equipe ajudou muito na ressocialização dos alunos, que ficou muito defasada por conta da pandemia. Acredito que a maior mudança nos participantes do SiS foi melhorar a autoconfiança e o amadurecimento dos alunos para realizar tarefas fora do seu cotidiano”, afirma Fabio Quaiati, o Professor-orientador da Etec Jardim Ângela, com quatro grupos finalistas.

Cerca de 50 alunos de escolas públicas da Capital apresentaram 10 projetos de aplicativos de celular com soluções de impacto econômico e social para a cidade de São Paulo.

[N.E.: 50 alunos é um número ridiculamente reduzido, se considerarmos a massa estudantil que se utiliza do serviço público estadual, mantido por impostos pagos pela população. De acordo com pesquisa no buscador Google no censo escolar da SEDUC – são 11,9 milhões de alunos no Brasil, sendo que em São Paulo se concentram 36% – 3,5 milhões de alunos – deste total. O site do governo que oferece estes dados está suspenso por conta de orientação dita eleitoral, um vácuo temporal onde tudo pode acontecer com os recursos do estado – mas, o INEP dá conta de números no ano de 2019/2020 e pode-se obter algo, por aproximação.]

Educação - Prêmios e Impactos
No link do site do INEP pode-se imaginar a desproporção, por comparação, com os números alcançados e projetados pelo desafio. um copo de água no tio Tietê. A qualidade do ensino estadual, que metrifica o aproveitamento da educação reflete a realidade brasileira, e também pode ser conferida pelos dados apresentados no IDEB

Números estranhos e conflitantes

O Demoday, realizado no hub Green Sampa (SP), encerra o Google Startup in School – ed. ADE SAMPA. O desafio central dos organizadores nessa edição, a primeira realizada em formato híbrido, foi amplificar o acolhimento aos estudantes, valorizar as dinâmicas em equipe, mesmo nas fases online, e reforçar o trabalho sobre as competências socioemocionais dos alunos. E, segundo os educadores envolvidos, o impacto positivo na saúde mental dos alunos foi visível.

O programa chamou atenção de 350 alunos – do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio – , que se inscreveram nessa edição do SiS. O Startup in School é um curso de tecnologia e empreendedorismo na escola, em formato de competição, com metodologia assinada pela Ideias de Futuro ( consultoria de inovação social). O programa tem o apoio do Google desde 2015. A edição atual conta com a realização da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

De acordo com os educadores, mesmo para os grupos que não foram até o fim da jornada, ficou evidente uma melhora no comportamento. É o que observa a Profa. Rachel Pellozzo, da Escola Estadual Prof. Eusébio de Paula Marcondes, “O SiS impactou os estudantes de maneiras diferentes, principalmente na motivação para a realização das atividades escolares de diversas disciplinas. Também estimulou espírito de liderança e iniciativa de alguns alunos, que eu nem imaginava, e que desenvolveram uma importante voz ativa e assertiva em seus grupos”.

Para fortalecer as competências socioemocionais, a Ideias de Futuro trouxe o ciclo Projeto de Vida para a edição. Nessa etapa, que antecedeu o curso on-line, a equipe realizou oficinas (em formato de metodologia ativa) para estimular reflexões individuais sobre preferências, habilidades, aspirações, inspirações e entendimento sobre os valores fundamentais na construção da carreira profissional de cada um.

A psicóloga Márcia Barone percebe na iniciativa características que sim oferecem estímulos positivos para a saúde mental dos jovens. Isso acontece porque, segundo a especialista, a iniciativa promove e  favorece o resgate de elementos que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dessa população – em uma idade repleta de mudanças – que sofreu um “corte” com a pandemia. “Entre as consequências, podemos ressaltar a evasão escolar, nas esferas mais vulneráveis, a perda do pertencimento de um grupo, o desestímulo, o déficit  frente ao aprendizado, a perda de rotina, além do aumento de casos de ansiedade e depressão”, destaca.

“Oferecer a possibilidade de resgate desses elementos essenciais é uma ação de extrema importância na comunidade escolar e na sociedade, pois 50% dos transtornos mentais surgem até os 14 anos. Por essa razão, deveria ser recorrente pensarmos em termos de prevenção da saúde mental para esses jovens”, comenta.

“É de extrema importância incentivar adolescentes a desenvolverem suas habilidades principalmente neste momento em que a tecnologia se faz cada dia mais presente e necessária. Iniciativas como essa permitem que esses jovens se qualifiquem para para que futuramente cheguem mais preparados no mercado de trabalho e com ideias cada vez mais inovadoras”, pontua o presidente da ADE SAMPA, Renan Vieira.

O que disseram os educadores

Para o Prof. Wellington Cidade, da Etec Basilides de Godoy, o projeto ajudou muito na saúde mental dos alunos. “Estimulou os grupos a trabalhar em equipe e a compartilhar seus sentimentos. Foi muito importante para o crescimento profissional e pessoal desses alunos. Projetos como o SIS ajudam muito nessa evolução. Super importante nessa fase escolar”.

A Profa Stephany Martins, da Etec Abdias do Nascimento revela que, “muitos desses alunos adquiriram uma postura diferente, incluindo melhor interação com os colegas, mais foco nas aulas e vontade de aprender assuntos novos. Alguns deles superaram a timidez ao apresentar seus trabalhos, levantar seus pontos de vistas e opiniões, o que eu acredito que tenha reduzido o mal comportamento e a ansiedade que muitos possuíam, em relação à escola”.

Segundo a Profa. Rachel Pellozzo, da Escola Estadual Prof. Eusébio de Paula Marcondes, “o SiS impactou os estudantes de maneiras diferentes, principalmente na motivação para a realização das atividades escolares de diversas disciplinas. Também estimulou espírito de liderança e iniciativa de alguns alunos, que eu nem imaginava, e que desenvolveram uma importante voz ativa e assertiva em seus grupos”.

Para o Prof Fabio Quaiati, da Etec Jardim Ângela, “a proposta de trabalhar em equipe ajudou muito na ressocialização dos alunos, que ficou muito defasada por conta da pandemia. Acredito que a maior mudança nos participantes do SiS foi melhorar a autoconfiança e o amadurecimento dos alunos para realizar tarefas fora do seu cotidiano”.

O Prof. Erick Figueroa, da Etec Zona Leste, afirma que, “os alunos apresentaram comprometimento em todas as etapas do projeto. Percebi motivação para fazerem parte da transformação da comunidade e por ter novas perspectivas para resolver problemas reais. Quando os alunos constroem ou transformam um cenário, principalmente onde vivem, enxergam a escola como uma extensão da vida deles”

Grupos Premiadosespelhos e miçangas incentivam futura mão-de-obra

Os primeiros colocados ganharam um smartphone e os segundos, um kindle. Os quatro vencedores terão programas de aceleração.

Grupos e alunos
Educação - Prêmios e Impactos
Grupos premiados nos 1ºs lugares – Investe e Comparate – alunos e professores. (Img cedida)

1º Lugar Invest – Camila Santos Messias, Kamille Lima do Nascimento, Leticia da Silva Lesnoke, Luana Kaori Ikegami e Vinicius Norgang Cardoso (Etec Jardim Angela / Prof-orientador Fabio Quaiati)

1º Lugar Comparate – Ana Beatriz Martins Batista, Débora Regina dos Santos Silva, Guilherme Lima de Paula, Isabela Souza Correia, Isabela Souza Correia (Etec Zona Leste / Prof-orientador Carlos Pereira)

2º Lugar Safety First – Andrey Oliveira Pinto, Sthefany dos Santos Soares,Giovanna Carvalho de Moraes (Etec Abdias do Nascimento / Profa-orientadora Stephany Martins)

2º Lugar Criptphy – Gabriel Aparecido Ortega Torres da Silva, Vinícius Neves Costa  (Etec Jardim Ângela / Prof-orientador Fabio Quaiati)

Demoday – Uma banca de especialistas ouviu o pitch dos 10 projetos finalistas, pontuou e premiou os 04 projetos com as notas mais altas alcançadas em 04 módulos de curso (Ideação&Pesquisa, Prototipação, Modelo de Negócios, Apresentação/Pitch). “Além de oferecer uma experiência estimulante na formação desses jovens, o Demoday presencial teve o papel de destacar a realização desses alunos na conclusão de uma trilha de aprendizado (on-line) em que os educadores envolvidos elegem como uma conquista no fortalecimento socioemocional dos estudantes, nesse momento de retomada do ambiente escolar”, afirma o diretor da Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz.

A exposição das imagens dos alunos e professores neste texto segue orientação da asscom.
Os valores dos investimentos no processo não foram divulgados pela profissional da ideias do Futuro que enviou os dados.

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ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP