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Aprendendo sobre Mindset…

Você sabe o que é Mindset? E, tem o desejo de mudar ou melhorar seus talentos?

Fadia Pereira

Belém-PA, 07/10 de 2021.

2 Minutos

O livro Mindset, da autora Carol S. Dweck, defende que as pessoas têm capacidade para desenvolver e aprimorar sua inteligência ao longo da vida, independente da identidade genética de cada um, e de temperamentos ou aptidões pessoais. A experiência, o treinamento, e, sobretudo, o esforço e a dedicação de cada um podem conduzir ao aprendizado de novas habilidades, e expansão da inteligência.

As pesquisas feitas pela referida autora indicam que a opinião pessoal que cada um detêm a respeito de si interferem na forma como as pessoas encaram a vida, e podem determinar se cada um conseguirá obter aquilo que deseja, e se fará o que considera importante. Isto aponta que nossa crença a respeito de nós mesmos têm o poder de transformar nossa vida.

Há dois tipos de Mindset, ou seja, mentalidade: o fixo, e o de crescimento. O Mindset fixo consiste na crença de que suas qualidades são imutáveis, o que gera uma necessidade constante de provar o seu valor para si mesmo. É como se alguém acreditasse que se não nascer com uma determinada habilidade, nunca poderá desenvolvê-la.

Aprendendo sobre Mindset… Capa (Img. Internet)

Já o Mindset de crescimento propõe que só se pode obter ou manter habilidades, qualidades, e talentos mediante o esforço pessoal de cada um. Apesar de que as pessoas nascem com tendências ou aptidões específicas, todos podem alternar um determinado padrão, se dedicarem tempo, esforço e treino em busca de qualquer competência.

Uma atitude proveniente do Mindset fixo seria acreditar que nossas próprias qualidades são imutáveis, uma vez que isto acaba por criar a necessidade constante de provar a si mesmo o seu valor.

Dessa forma, compreende-se que um indivíduo que acredita ser detentor de uma quantidade específica de inteligência, individualidade, personalidade, e caráter terá a incumbência de provar a si mesmo que tais quantidades são suficientes ou saudáveis. Levando isto em conta, não deve ser satisfatório sentir-se ou aparentar ser deficiente de tais aspectos imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano.

O Mindset de crescimento, em contrapartida, pode ser representado por pessoas que acreditam serem capazes de manter suas qualidades essenciais através de esforços pessoais, ao passo que acreditam possuir a capacidade de se transformar e desenvolver positivamente, através de treinamentos e experiências.

Desistir não é uma opção razoável

Basicamente, o Mindset de crescimento não acha possível prever o que cada pessoa pode realizar se tiver paixão, treinar, e se esforçar. A crença de que é possível aprender novas habilidades desejadas gera entusiasmo e paixão pelo aprendizado. Para Dweck (2017, p. 16):

A paixão pela busca de seu desenvolvimento e por prosseguir nesse caminho, mesmo (e especialmente) quando as coisas não vão bem, é o marco distintivo do mindset de crescimento. Esse é o mindset que permite às pessoas prosperar em alguns dos momentos mais desafiadores de suas vidas”.

Para ter uma noção de como um Mindset se difere do outro, por exemplo, se um aluno recebe uma nota abaixo da média e uma multa de carro no mesmo dia, e depois resolve ligar para um amigo à fim de desabafar, e o amigo não lhe dá atenção. Um indivíduo de Mindset fixo encararia a situação da seguinte forma: “sou um fracasso, a pessoa mais sem sorte do mundo, e ninguém gosta de mim”.

Uma pessoa com Mindset de crescimento, em contrapartida, pensaria que deve se dedicar mais ao estudo da matéria em que tirou nota baixa, que pagaria a multa, e iria dirigir de forma mais cuidadosa, e que o seu amigo deve ter tido um dia difícil, ou que depois conversaria com o mesmo, para esclarecer as coisas.

Independente do Mindset de quem passasse por algo assim, qualquer um ficaria chateado em receber uma nota baixa, multa, e desinteresse ou falta de atenção de um amigo. De fato, não são coisas prazerosas. As pessoas de Mindset de crescimento, no entanto, não se rotulam fracassadas ou derrotadas a partir de tais situações, por mais que fiquem chateadas, elas buscam aprender com seus erros, assumir riscos, e se comprometem a enfrentar desafios e continuar se esforçando para se aperfeiçoarem.

Nesse sentido, a autora relata a opinião de pessoas com Mindset de crescimento, a partir da visão do esforço. Dweck (2017, p. 49-50) afirma que:

Para elas, até mesmo os gênios têm de se esforçar para obter melhores resultados. E acrescentariam: o que pode haver de heroico em possuir um dom? Podem apreciar o talento, mas admiram o esforço, pois, qualquer que seja a capacidade de alguém, o esforço é que deflagra a capacidade e a transforma em realização”.

Aprendendo sobre Mindset… Na escola e nos momentos de transições cognitivas. (Img. Internet)

Na escola, o Mindset pode ser determinante para o aprendizado dos alunos. Durante a transição do ensino fundamental para o médio, as tarefas se tornam mais difíceis, assim como o ensino se torna menos personalizado, e os critérios de avaliação passam a ser mais rigorosos.

E, concomitantemente a isso, a maior parte dos estudantes está passando por transformações em seus corpos, alteração de hormônios, dentre outras mudanças por conta da puberdade, ou seja, é uma fase desafiadora para os jovens.

No estudo apresentado no livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso” a autora Carol Dweck menciona que somente os alunos de Mindset fixo apresentaram queda nas notas durante a passagem para o ensino médio, enquanto os alunos de Mindset de crescimento tiveram aumento em suas notas, no mesmo período. Os resultados do estudo indicaram que o desempenho apresentado no ensino fundamental, em geral, era o mesmo nos dois grupos. A mudança para o ensino médio, no entanto, diferenciou os alunos, através da forma que enfrentaram uma fase desafiadora para a grande maioria dos estudantes.

As dicas da especialista

Ao final de cada capítulo, a autora expõe dicas preciosas para ensinar o leitor a desenvolver o Mindset de crescimento. Um aspecto interessante do julgamento que o Mindset fixo gera é que geralmente afeta o próprio indivíduo, que julga a si mesmo como um perdedor ou fracassado. Sobre essa questão, Carol S. Dweck (2017, p. 89) menciona:

Pense nas vezes em que outras pessoas fizeram mais do que você e você simplesmente acreditou que eram mais inteligentes ou mais talentosas. Agora pense na ideia de que elas apenas utilizaram melhores estratégias, aprenderam mais com esforço próprio, praticaram com mais afinco e conseguiram ultrapassar obstáculos. Você também pode fazer isso, se quiser”.

Em seguida, a autora relata exemplos de ambos os tipos de Mindset no âmbito dos esportes, negócios e relacionamentos. Além disso, descreve situações nas quais o Mindset de pais, professores e técnicos esportivos foram decisivos para auxiliar o desempenho de filhos, alunos e esportistas. Por fim, a autora propõe técnicas que colaboram com a mudança de mentalidade para quem tiver interesse em modificar sua forma de enxergar os desafios que a vida apresenta a todos.

No capítulo final, a autora pondera diversas situações nas quais o leitor pode se identificar com os dois tipos de Mindset abordados no livro, e demonstra com questionamentos estratégicos que é possível o leitor expandir sua forma de enxergar possíveis obstáculos como oportunidades de treinar e aperfeiçoar sua performance em qualquer área da vida. É importante esclarecer que todos possuímos os dois Mindsets, porém podemos aprender a estimular o de crescimento através das dicas expostas no livro.

No que tange a mudança de mentalidade, Carol S. Dweck (2017, p. 275) defende:

Pode ser difícil mudar, mas nunca ouvi alguém dizer que não tenha valido a pena. Talvez as pessoas estejam simplesmente racionalizando, como quem passa por uma iniciação dolorosa e diz que valeu a pena. Mas aqueles que mudaram são capazes de dizer quanto suas vidas melhoraram. Podem contar o que têm agora e não tinham antes, as coisas que agora sentem e que não sentiam antes.”

Aprendendo sobre Mindset… (Img. internet)

A referida obra literária aborda ainda que todo ser humano nasce gostando de aprender e que o Mindset fixo, no entanto, pode dilapidar este prazer. Considerando a aparente frustração que qualquer pessoa pode sentir ao deparar-se com uma dificuldade, rejeição, problema, e afins, é importante ter em mente que o cérebro humano é capaz de gerar novas conexões conforme o indivíduo enfrentar desafios, e aprender.

Ou seja, é imprescindível não desistir.

Experimentando crescer

Outra questão relevante abordada no livro é que devemos buscar conviver com pessoas diferentes, para evitar o risco de nunca crescer, amadurecer, ou mudar para melhor. A crítica, desde que feita com respeito, faz parte da vida. E, um ser humano que aprender a escutar outro completamente diferente pode encontrar na opinião de outrem uma aliada para aperfeiçoar-se em qualquer área de sua vida.

Em caso de haver experiências negativas no passado de qualquer indivíduo, é elementar concentrar-se em tais acontecimentos, se possível relembrando as emoções que foram sentidas, à fim de analisar o papel executado por esta pessoa, porém, acreditando que tal situação não a define, nem a delimita. O Mindset de crescimento pode ser utilizado como ferramenta de aprendizado, ao questionar-se o que pôde ser aprendido e como tais experiências podem ser encaradas como formas de aperfeiçoamento.

Com isso, nota-se o quão importante e determinante pode ser adotar tal Mindset e conscientizar-se sobre a grandeza dos aprendizados, desafios, e enfrentamento de barreiras pessoais, tendo sempre em mente que tais mecanismos podem e devem ser usados para melhorar enquanto ser humano, fazendo o bem à si próprio e aos outros.

Assim, nota-se o quão importante torna-se buscar formas de modificar a própria mentalidade, e enxergar os desafios e dificuldades de uma maneira positiva. Se todos possuem ambos os tipos de Mindset, todos possuem as mesmas chances de incentivar o crescimento pessoal, e aproveitar os processos como oportunidades para se aperfeiçoar e obter o que se almeja, desde que sejam objetivos positivos e saudáveis.

Com isso, fica cada vez mais claro que o segredo de tudo está na mente! E que devemos aproveitar nossos mecanismos cerebrais à nosso favor, e à favor do próximo, pois o crescimento de um indivíduo pode e deve afetar positivamente o outro, para que possamos contribuir com uma sociedade mais justa, empática, consciente e saudável.

Fadia PereiraAdministradora – Inst. Israelita Albert Einstein

 

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Redação

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