ConteúdosPedagogos(as)Professore(a)sRecentes

Tutoria de Estudos ou Aula Particular?

Veja como saber do que seu filho precisa quando não vai bem na escola. É muito comum os pais contratarem aulas particulares quando os alunos enfrentam dificuldades na escola.

PATROCINADO

São Paulo, 07/11/2022.

2 Minutos.

A solução visa reforçar algum conteúdo, na tentativa de obter melhores notas. Porém, uma outra modalidade, a tutoria de estudos, tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano dos estudantes. “O formato está ligado às novas tendências da área de Educação”, explica Filipe Colombini, psicólogo e fundador da Equipe AT, que oferece há mais de dez anos tutoria escolar, entre seus serviços.

Mas qual a diferença, de fato, entre uma e outra opção? “Aulas particulares são ministradas por professores, que ensinam de forma individual o conteúdo que é apresentado em sala de aula. Já o grande diferencial da tutoria de estudos é que, além de lidar com o conteúdo escolar, o objetivo dessa estratégia é desenvolver habilidades e hábitos de estudo; ou seja, o aluno aprende a estudar e a se gerenciar melhor, ganhando autonomia e se organizando da forma mais adequada para aprender e ter mais sucesso no ambiente escolar”, esclarece Colombini.

O especialista explica que a tutoria de estudos pode ser realizada por psicólogos ou pedagogos, que também buscam reconhecer quais lacunas de aprendizagem o aluno apresenta e quais competências será preciso desenvolver para melhorar a sua capacidade de aprender. Além disso, psicólogos especializados em tutoria também conseguem identificar e apoiar casos onde existam transtornos de aprendizagem, como déficits de atenção, baixa concentração, dislexia (dificuldade de memorização, ortográfica e de leitura) ou discalculia (dificuldade para aprender matemática e tudo que envolve números).

Tutoria de Estudos ou Aula Particular?
Apoio psicopedagógico. Sempre útil. (Img Web)

“As aulas particulares são recomendadas para casos onde existe um gap na aprendizagem de um conteúdo específico. Para desenvolver capacidades mais gerais, que promovam melhorias na compreensão, memorização, planejamento e automonitoramento, a mentoria é mais indicada. Como resultado, essas habilidades terão um impacto positivo para a aprendizagem de todos os conteúdos”, afirma o psicólogo.

Desenvolvendo essas capacidades junto aos tutores, os alunos costumam ver melhoras não só no ambiente escolar, visto que essas habilidades socioemocionais são importantes para as outras esferas do cotidiano das crianças e adolescentes.

Além disso, a tutoria para estudos também têm um papel importante na criação de hábitos saudáveis. “Muitas crianças têm as habilidades necessárias para o aprendizado, mas não conseguem manejar a própria motivação”, diz Colombini. “Para que os alunos consigam evoluir no processo de estudar, é necessário trabalhar uma série de funções executivas, que vão ajudar na organização dos estudos de forma independente”, conclui.

Filipe Colombini: Psicólogo – Fundador e CEO da Equipe AT

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP