Jovens e Educação PolíticaLiteraturaRecentes

O Vírus da Arte

“Meditações” – Marco Aurélio – 4 comentários. A professora de História da Arte Lu Dias Carvalho nos apresenta no site
https://virusdaarte.net/ alguns pensamentos de Marco Aurélio – imperador romano.
Seu livro
Historiando Fábulas também pode ser encontrado na home do site.

Redação

Belo Horizonte, MG – 11/12/2023

1,5 Minutos.

Um dos livros que li no presente mês foi “Meditações”, escrito por Marco Aurélio, imperador romano – 4º imperador da dinastia dos Antoninos – que viveu no século II. Era senhor de uma refinada educação, nutrindo grande interesse pela filosofia. Apesar de já haver passado 19 séculos, seus pensamentos parecem ter sido escritos em nossos dias. Vejamos algumas citações do imperador sobre o que lhe fora ensinado:

Meu avô ensinou-me a boa moral e a dominar meu temperamento. Minha mãe ensinou-me a piedade e a simplicidade na maneira de viver. O meu bisavô descreveu-me a importância da educação e dos bons professores. Com meu governador aprendi a valorizar o trabalho e a trabalhar com as minhas próprias mãos.

O Vírus da Arte
 Livro do imperador romano Marco Aurélio (Img. Web)

Diogneto (ver Carta a Diogneto) ensinou-me a não perder tempo com coisas insignificantes. A não dar importância àqueles que apregoam encantamentos e expulsão de demônios e coisas desse tipo. A  não criar animais para lutar; a aceitar a liberdade de expressão; e a tornar-me chegado à filosofia.

Com quem falas?

Rusticus (cônsul romano) induziu-me a refinar o caráter e a disciplina. A mostrar-me disposto à reconciliação com aqueles que me ofenderam; a não aceitar o entendimento raso de um livro; e a ter cuidado com os que falam demais.

Apolônio (filósofo do mundo greco-romano) ensinou-me sobre a liberdade da vontade e a firmeza do propósito; e a não dar valor algum a quem não esteja imbuído pela razão.

Sexto (médico e filósofo grego) ensinou-me a viver em consonância com a natureza; a ter seriedade, mas sem afetação; a apreciar os amigos, mas relevar os ignorantes e aqueles que formam opiniões sem fundamento.

Fronto (gramático, retórico e advogado romano) instruiu-me a olhar com atenção a inveja, a duplicidade de comportamento e a hipocrisia que carrega um tirano.

Severus (irmão do imperador) ensinou-me a prezar meus familiares, a verdade e a justiça; a conscientizar-me sobre a necessidade de vigilância sobre mim mesmo; e a fazer prevalecer um regime em que haja a mesma lei para todos e os direitos sejam iguais.

Meu pai mostrou-me a não ter vanglória nas coisas que os homens chamam de honrarias e glórias. Aprendi com ele a olhar para o que deveria ser feito e jamais para a fama ou glória que é alcançada pelos atos de um homem. Aprendi que é possível um homem habitar um palácio e não viver como um deus, mas aproximar-se do popular, respeitando aquilo que deve ser feito para o bem público de uma maneira que convém a um governante.

Meditações/ Marco Aurélio/ Editora Pé da Letra

 

[N.E.: Cena do filme Gladiador dirigido por Ridley Scott, na qual o imperador filósofo Marco Aurélio conversa com seu soldado Maximus, um general de campo, durante campanha no norte da Europa contra os povos germânicos. Marco Aurélio era um aristocrata e sentia-se um guerreiro, por força de suas convicções. Antes de sua morte ele confia o poder de Roma a um militar. Ele sabe que seus propósitos só terão chances de subsistir nas mãos de outro guerreiro. Mas, as suas ambições se chocam com as de seu próprio filho. ]

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP