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Aprender brincando e Atividades lúdicas

 3 atividades lúdicas que facilitam a alfabetização da criançada na escola e em casa para aprender brincando. Para uma criança nada é mais importante para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e psíquico.

 

Redação

São Paulo, 15/12/2022.

2 Minutos.

Especialista Junior Cadima explica que promover dinâmicas com movimentos corporais, ritmos e nomeação dos objetos não só favorece o desenvolvimento cognitivo e amplia o repertório de conhecimento, mas também cria vínculos importantes com pais e professores.  Não é de hoje que estudos apontam que o brincar é parte fundamental do desenvolvimento de qualquer criança, pois despertam a curiosidade, a imaginação, o faz de conta, incentivam e motivam os pequenos e, ainda, ajudam a reforçar estratégias de alfabetização. Nesse sentido, podemos destacar algumas atividades que auxiliam neste processo e contemplam melhores resultados, especialmente se forem adotadas na escola, pelos professores, e em casa, pelos pais ou responsáveis.

“A aprendizagem depende de vários fatores, como a motivação, o ambiente e o tipo de estímulo que é oferecido”, destaca o psicopedagogo também especialista em educação infantil. “É importante termos em mente que o trabalho em parceria, entre escola e família, além de favorecer significativamente a alfabetização, ajuda no desenvolvimento e na criação de vínculos afetivos seguros, fator fundamental para uma boa aprendizagem. Se todos os adultos que
convivem com a criança tiverem esse olhar e compreenderem a importância das atividades lúdicas na vida dos pequenos, todas essas ações são potencializadas”.

Para ele, três brincadeiras podem colaborar de modo efetivo nessa construção pedagógica. Movimentos corporais – As brincadeiras que exploram os movimentos corporais são fundamentais para a estimulação de diversas habilidades, como o controle da força, o equilíbrio, a orientação espacial e a consciência do corpo. Um exemplo é realizar brincadeiras de nomear as partes e os lados do corpo. Aprender brincando e Atividades lúdicas

Aprender brincando e Atividades lúdicas
Brincar é o modo natural de aprender de uma criança. (Img. Web)

O especialista aponta que esse tipo de proposta é importante, pois ajuda na aprendizagem da criança no sentido de diferenciar objetos grandes dos pequenos e na compreensão sobre o funcionamento do tempo, como distinguir a sequência de fatos, por exemplo: ontem, hoje e amanhã, o que é fundamental na organização das tarefas escolares. “As crianças, ainda, conquistam a consciência corporal, o que envolve saber o que pode ou não fazer com o corpo, assim como a habilidade de coordenação motora fina”.

Ritmo

Já as brincadeiras com ritmo impactam diretamente na ação de ler e escrever, pois estimulam habilidades, como a capacidade de sequenciar, de perceber a velocidade (rápido e lento) do som e de compreender mentalmente o espaço e o tempo para um movimento acontecer.

“Nesse sentido, é fundamental explorar as brincadeiras rítmicas na Educação Infantil por meio de atividades musicais, parlendas, cirandas e dança circular. Tudo isso auxilia na formação da nossa consciência fonológica, ou seja, a capacidade de reconhecer a combinação entre os sons, entendendo, por exemplo, que na palavra BO-LA há dois sons ou, ainda, que na palavra MO-RAN-GO há 3 sons”, revela. “Outra maneira de trabalhar essa consciência é por meio da rima, que é a repetição dos sons que acontecem no final das palavras. Por exemplo: mão e pão; céu e papel; bola e cola etc”.

Dando nome aos bois

A terceira estratégia recomendada pelo especialista é a atividade de nomear os objetos. “Quando a gente ajuda a estimular essa identificação, amplia muito o repertório de conhecimento da criança. Aumentamos, também, o vocabulário. Sempre que estiverem em casa, os responsáveis podem brincar com os pequenos apresentando e falando o nome de diferentes objetos, seja do quarto, da sala ou da cozinha. Depois de apresentá-los, incentive a criança a dizer o nome desses objetos. Essa ação ajuda no resgate da informação, ou seja, é fundamental para a memória”, sugere o professor.

Vale ressaltar que essa é uma fase em que as crianças estão a todo vapor para assimilar coisas novas, e ter esse estímulo de forma constante em todos os ambientes, com sinergia entre as ações no ambiente escolar e familiar, é fundamental.

Junior Cadima – Psicopedagogo e especialista em desenvolvimento infantil.
www.youtube.com/JuniorCadima

Mais em https://aescolalegal.com.br/wp content/uploads/2021/10/Revista_AEscola_Legal_N1_Jun19.pdf 
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Redação

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