ConteúdosEnsinoRecentesSociedade

Mitos e Verdades – Krav Magá

A Educação Física vai muito além das práticas dos exercícios combinados e técnicas de combate (ataque e defesa). Educar o corpo significa buscar entender o melhor de seu funcionamento, para estabelecer uma relação produtiva e saudável com ele.

São Paulo, 30/08/2022.

2 Minutos.

Existe uma pedagogia e uma didática aplicadas. Não é só a prática regular de exercícios físicos. Há que se entender os limites do corpo, as frequências, a alimentação, o repouso, para se chegar ao melhor da condição e a sua manutenção. Em qualquer academia é necessária a certificação de um professor devidamente abalizado pelo órgão de federal competente.

Conheça mais sobre a técnica de defesa pessoal israelense – O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal israelense criada em 1940 por Imi Lichtenfeld. É, em tese, um arte marcial porque trata de estado de guerra ou combate (contra outros atacantes humanos que estejam armados ou não) – em homenagem ao deus grego da guerra: Marte. Por muitos anos foi uma arte secreta das unidades de elite do exército israelense, depois disso começou a ser ensinada para a população civil e hoje é conhecido mundialmente.

Com esse grande alcance, muitas informações se espalharam sobre a técnica, mas o que realmente é verdade e o que é mito? Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá, esclarece essas dúvidas.

O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal que pode ser praticada por qualquer pessoa independente da sua força física, peso, altura, idade ou gênero. É uma técnica que utiliza a transferência de peso do próprio corpo na direção do oponente e a velocidade do golpe na hora de atingir o agressor, então ela não exige força.

Verdades

Treinar Krav Magá, como qualquer das grandes artes marciais mundiais, melhora o condicionamento físico, pois o seu treino movimenta o corpo todo e é considerado um exercício completo. Em uma aula é possível queimar de 600 a 800 calorias, então é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para a saúde.

O Krav Magá não deixa as pessoas violentas. Pelo contrário, como nas artes marciais complexas, as aulas de Krav Magá ensinam conceitos de uma filosofia de vida baseada em honestidade, humildade, solidariedade, respeito e educação. Os alunos são incentivados a utilizar a técnica apenas para autoproteção e transbordam para o senso de cuidado com o próximo, o que consecutivamente gera impactos na saúde mental. Praticar atividade física de forma geral traz inúmeros benefícios ao organismo, seja para saúde física ou mental.

Nas aulas são trabalhados exercícios que desenvolvem o controle emocional, para ter clareza na hora de lidar com as situações adversas do dia a dia. Com a prática constante o aluno consegue aplicar esse conceito em sua rotina como ferramenta de escape em momentos de crise.

Com as aulas da Federação Internacional de Krav Magá e mestres respeitáveis os alunos aprendem a se defender, superar o medo da violência e do bullying, além de recuperar sua autoestima e autoconfiança e andar mais seguro na rua.

Nos dias 3 e 4 de Setembro ocorrerá o Seminário Internacional de Krav Magá, em São Paulo, com treinamento. As aulas contarão com a presença inédita de Eyal Yanilov, um dos principais nomes da arte de defesa pessoal israelense, juntamente com Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional.

Federação Internacional de Krav Magá https://www.kravmaga.org.br